Cobertura em alumínio termoacústico e sistema de filtragem para reaproveitamento de água da piscina olímpica. Estes são os serviços inseridos na 2ª. etapa de revitalização do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, que teve início este mês. O valor do investimento é de R$ 2,8 milhões, com prazo de execução de seis meses.
“A piscina terá 50m x 25m e comportará um total de 2 milhões e 250 mil litros de água. O sistema de filtragem vai evitar o desperdício de 40 mil litros semanalmente, no momento da retrolavagem dos filtros”, explica o arquiteto Ronald do Couto Santos. “Os 40 mil litros serão reservados, tratados e devolvidos para a piscina na próxima retrolavagem semanal”.
RECURSOS
Os recursos para a intervenção são fruto de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). A MR Comercial e Logística é a empresa especializada que venceu a licitação para execução dos serviços, sob o gerenciamento da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).
A empresa tem prazo de 30 a 40 dias para entregar o projeto da cobertura e sistema de filtragem da piscina, de acordo com o cronograma estabelecido em contrato. Depois disso vai preparar o material fora do canteiro de obras. A estimativa é que os equipamentos comecem a ser instalados no local dentro de três meses e meio.
1ª ETAPA
Com relação à primeira etapa da revitalização, a empreiteira executou a limpeza do local, concretou a arquibancada e começou a comprar equipamentos e materiais para terminar o vestiário. Concretou também a viga que vai interligar os pilares de sustentação da futura cobertura da piscina.
Esta parte da obra está a cargo da Inaplan e tem 55% dos serviços executados. Foi concretado o fundo da piscina e iniciada a construção da quadra de malha. O vestiário 2, da piscina utilizada para hidroginástica, está concluído e em uso.
COMPLEXO
O Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Ponta da Praia) está em uso e a Secretaria de Esportes (Sems) dispõe de outra piscina no local, onde ocorrem as aulas de hidroginástica e natação.
Segundo levantamento da Semes, são feitos 929 atendimentos no local: 49 para natação e 26 para hidroginástica, da Seção de Esportes Adaptados. Atualmente há 211 alunos matriculados em cursos de natação e 745 alunos de hidroginástica.
Foto: Isabela Carrari