No próximo dia 19, o Teatro Serafim Gonzalez recebe uma apresentação que promete emocionar o público presente. A partir das 20 horas, acontece o 1º Festival de Choro de Praia Grande, com o grupo de Excelência Chorões do Palácio e participação especial dos alunos da Oficina de Choro do Palácio das Artes, Camerata de Violões e Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 cordas (Clube de Choro de Santos). A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início da apresentação.
O objetivo do Festival é mostrar aos munícipes e turistas parte da música popular brasileira, divulgando o trabalho realizado nas oficinas musicais do Palácio das Artes. Além disso, o evento é comemorativo ao Dia Nacional do Choro, 23 de abril, aniversário do compositor Pixinguinha.
De acordo com Isabel Samegima, diretora da Divisão de Artes Cênicas e Música e responsável pelo Núcleo de Criação Artística Palácio das Artes, a iniciativa do Festival também tem o objetivo de ensinar o gênero musical, perpetuando um patrimônio imaterial “Através das oficinas de Choro, valorizamos a música brasileira e o chorinho, mostrando que música boa é atemporal”.
Chorinho – O gênero musical surgiu no Rio de Janeiro no século XIX através de versões abrasileiradas de ritmos africanos e danças europeias como a valsa e a polca.
Os músicos que executam o estilo são chamados de Chorões, como o professor Henrique Aruan, que está à frente do Chorões do Palácio. “Nosso grupo possui cinco músicos, também alunos das oficinas, que se destacaram durante as aulas, e tem uma grande dedicação aos ensaios. Popularizar o Choro através do Festival é uma forma de democratização dessa cultura, considerada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”, afirma Henrique.
Serviço
1º Festival de Choro de Praia Grande
Dia 19 de abril, às 20 horas
Teatro Serafim Gonzalez
Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Palácio das Artes
Gratuito
Ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?