Programação de férias anima pacientes do CAPS II em Jacareí

0
530
SB post

Os pacientes que realizam tratamento no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) de Jacareí estão participando de atividades diferentes no mês de janeiro.

A equipe gestora da unidade preparou uma série de atividades para entreter os pacientes que sofrem de transtorno mental. Neste período, o CAPS suspende os grupos e oficinas terapêuticas regulares para buscar atividades diferentes, que entretenham e estimulem engajamento social.

Entre as atividades da programação de férias estão bingo e jogos em geral, cinema, karaokê, clínica de humor, manhã da beleza, piquenique no Parque da Cidade, visita na unidade de observação animal, visita em prédios públicos, etc.

A Gerente do CAPS II, Milene Santos, explica que atividades como essa podem ajudar no tratamento dos pacientes de diversas formas “a começar pela socialização, pois são pessoas que não socializariam com eles em outro ambiente. Além deles estarem praticando atividades que voltam para a reinserção social, para o cotidiano e qualidade de vida, tirando o foco da doença em si. E muitos se identificam com essas atividades e ficam com vontade de praticar fora do universo do CAPS” . 

O grupo ‘Oficina do Riso’, que costuma fazer um trabalho em hospitais, teve uma experiência diferente durante visita ao CAPS II e divertiu a todos com palhaçadas, músicas e brincadeiras. “Para o palhaço, todas as pessoas que ele encontra é um paciente, sem nenhuma distinção. É muita alegria ver que eles estão se divertindo enquanto a gente pode estimular a criatividade e proporcionar um momento diferente da rotina deles”, comemora a presidente da associação Oficina do Riso e também palhaça, Poliana Riso.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Divulgação)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome