Programa Cubatão sinfonia está com inscrições abertas para novos alunos até dia 15/3

São aulas de música e expressão corporal

0
544
SB post

O Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas para novos alunos. Para participar, basta ter de 5 a 18 anos de idade. São oferecidas aulas de expressão corporal e musicalização infantil para os menorzinhos e – para o restante da turma – classes de clarinete, violão e percussão, tudo de graça. Este ano, por conta da crise financeira e baixa de recursos, o Programa optou por reduzir o número de classes e de alunos.

Os interessados devem se inscrever até dia 15 de março, na sede do programa (Av. Principal, 1016, Cota 200), das 10 às 16h. É preciso levar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência; declaração de escolaridade e e uma foto 3X4.

O Cubatão Sinfonia é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Copebras – empresa do grupo CMOC International Brasil que possui operação de fosfatos. Tem, ainda, o apoio da Prefeitura de Cubatão e do Ministério da Cultura.

As atividades musicais oferecidas pelo Programa Cubatão Sinfonia são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno. Basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever e deverá apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

O Programa – Conta com cerca de 120 alunos matriculados, moradores das Cotas e outros núcleos próximos. A criançada tem aulas na teoria e prática, de instrumentos de sopro (clarinete), percussão erudita e popular, cordas (violão) e musicalização infantil (desde as primeiras notas musicais até a escolha do instrumento). Além disso, os estudantes compõem os Grupos de Câmara, Camerata de Violões e Coral.

O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento humano, social, educacional, artístico e cultural. O Cubatão Sinfonia tem o intuito de auxiliar a construção das competências humanas, sociais e culturais, possibilitando a construção de novos conhecimentos e socialização. O projeto atende moradores em territórios de baixa renda e de vulnerabilidade social, de acordo com o diagnóstico social do município. Por meio das atividades, cria oportunidades de atuação positiva na sociedade.

O programa completa 10 anos de atividades ininterruptas. Surgiu em 2007, quando ainda era um projeto. Desse tempo pra cá, acolheu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. A Copebras, além do apoio financeiro, acompanha a evolução das atividades por meio de diagnósticos. Desde 2012, possui o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País.

Texto: Morgana Monteiro – Mtb 29.202

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome