Consequências da ditadura militar são retratadas em filmes na biblioteca

'O Quintal dos Guerrilheiros' e 'Hoje' são exibidos dias 23 e 27

0
506
SB post

As consequências da ditadura militar no Brasil integram a programação da mostra de cinema nacional realizada este mês na Biblioteca Municipal Prof. João Rangel Simões. O curta-metragem ‘O Quintal dos Guerrilheiros’ e o longa ‘Hoje’ serão exibidos gratuitamente nesta quinta-feira (dia 23), às 19h30, e na segunda-feira (dia 27), às 14h30, no auditório situado na Av. Nove de Abril, 1977, Centro.

No primeiro filme, dirigido por João Massarolo em 2005, o enredo aborda a época da ditadura, em que três jovens se reúnem no quintal de uma casa para destruir livros e discos que podem ser interpretados contra o governo. A trama conta com a participação de Caio Blat, Cynthia Falabella e Rafael Primo.

Por sua vez, ‘Hoje’, lançado em 2011, é uma obra de Tata Amaral baseada no livro ‘Prova Contrária’, de Fernando Bonassi. Na trama, Vera é uma ex-militante que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento de seu marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar.

Com o dinheiro, ela compra um apartamento próprio e liberta-se da condição de incerteza em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. No momento da mudança para o novo lar, seu marido retorna. O encontro entre os dois, repleto de emoções, obriga Vera a rever toda a sua trajetória.

Ambos os filmes compõem o catálogo do Programa Pontos MIS, iniciativa do Governo Estadual gerida pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Cultura.

Texto: Lincoln Spada – MTb.: 73.250/SP

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome