Banda sinfônica de Cubatão inicia ‘música nos bairros’ no Jardim Nova República

0
646
SB post
A Banda Sinfônica de Cubatão iniciou o Projeto “Música nos Bairros”, que irá percorrer diversos pontos da cidade levando a bordo, os Grupos Artísticos de Cubatão. A estréia aconteceu no Jardim Nova República, na quadra coberta do CEU das Artes e dos Esportes, sob a regência do maestro Rodrigo Vitta. A Sinfônica é um dos Corpos Estáveis da Secretaria Municipal de Cultura.

Intitulado “Série Concertante”, o programa levou um repertório arrojado que incluiu “Marcha Eslava”, composição muito vigorosa de Tchaikovsky, e “Trilogia Star Wars”, de John Williams, arrancando muitos aplausos do público.
Momento especial aconteceu com a participação do solista convidado para esta apresentação, o claronista Mário Marques. A música escolhida foi do contemporâneo Jan Hadermann, “Spotlights on the Clarinet Bass”. A melodia, vigorosa e cheia de movimentos, é de 1992.

Marques tem se mostrado um músico importante na difusão de repertório inédito para clarone solo. Já se apresentou em Nova York/EUA, Suíça, Bélgica e Itália e é integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Ele ainda apresentou mais uma canção, de surpresa, e convidou ao palco o instrumentista da Sinfônica, Germano Blume, e o percussionista João Francisco, que acompanhou a apresentação.

Para Rodrigo Vitta, concertos como esse são uma maneira muito eficiente de apresentar a música clássica em sua raiz, destacando o caráter formativo do projeto. “Estamos muito felizes em poder levar a música que a Banda Sinfônica faz para diferentes bairros, descentralizando os locais de apresentação. A Sinfônica é da comunidade e queremos que ela se aproprie da Banda e de sua música”, comentou.

Agenda – O “Música nos Bairros” tem por objetivo levar apresentações de qualidade dos Grupos Artísticos de Cubatão a diferentes espaços da cidade. Em março, a Sinfônica se apresenta na UME Mário de Oliveira Moreira, dia 18/3, às 15h. Em abril, na Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro (Someca) e em maio, na Igreja Assembleia de Deus, no Jardim São Francisco, sempre com repertório de qualidade e solistas convidados.

Texto: Morgana Monteiro – Mtb 29.202

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome