Várias atividades estão agendadas esta semana nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para marcar a Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).
Esse evento ocorre desde 2015, no município, e no ano passado, por meio da Lei 2.330, de 25 de abril de 2017, foi instituída a Semana do Bebê e do Brincar dentro do calendário oficial do município, na terceira semana de maio.
Apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas), oficinas de massinha, pipa e pintura, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, uso de chupetas e mamadeiras, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, são algumas das atividades programadas no decorrer da semana com as crianças e familiares.
Hoje, segunda-feira (14/05), às 19 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá, haverá palestra com o tema – “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, com a psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá, Maria Teresa Venceslau de Carvalho.
Ontem, domingo (13), no início da celebração da missa na Paróquia de Santo Antônio, às 18 horas, o padre Carlos Alberto da Silva, o padre Beto, apresentou o projeto Semana do Bebê e do Brincar juntamente com representantes do Comitê da Primeiríssima Infância de Caraguatatuba e da Pastoral da Criança e reforçou a importância dos cuidados na formação da criança para formar cidadãos de bem. Ao final, a articuladora do Comitê, Sílvia Fernandes da Silva, o prefeito Aguilar Junior e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar reforçaram o convite para que os pais participem das atividades durante a semana, nas escolas dos filhos.
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.
Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.
Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.
De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.
“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.