Caçapava Velha terá programação especial de aniversário de 11 a 13 de maio

0
830
SB post

A Sociedade Amigos de Caçapava Velha, com apoio da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, preparou programação especial para comemorar o aniversário de 316 anos de Caçapava Velha. O bairro é considerado a célula mater do município. As atividades terão início na sexta-feira, dia 11, e acontecem até domingo (13). A programação inclui desfiles, atividades recreativas e atrações culturais.

Na sexta-feira (11), a partir das 9h, será realizado desfile de escolas e entidades do bairro, na Praça Nossa Senhora D´Ajuda. Participam alunos e professores das escolas Zélia de Castro Marques, Flair Carlos Oliveira Armany e Hyeda de Mattos Spinelli, com a participação da BAMAC (Banda Marcial de Caçapava).No mesmo local, às 19h, haverá sessão gratuita de cinema dentro do projeto Cine Bairro, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com exibição do filme “O Touro Ferdinando”.

No sábado (12), das 9h às 10h, o Projeto + Esportes da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer promove apresentação de Muay Thai, com o professor Emílio, e na sequência, das 10h às 11h, “aulão” de zumba com a professora Camila.
A programação de sábado terá ainda apresentação de teatro, às 18h, e show de talentos, às 19h. Tudo na Praça Nossa Senhora D´Ajuda.

No domingo (13), um encontro de cavaleiros no Campo do Festival, na Rua Santa Cruz, marca o encerramento das comemorações. As comitivas partem de vários locais de Caçapava e devem se encontrar no campo às 11h30, onde participam de almoço tropeiro, a partir do meio-dia.

Caçapava Velha –  Arraial da origem de Caçapava

Foi o paulista Jorge Dias Velho e sua família os primeiros a cultivar e povoar a região, na época denominada Campo de Piratininga, paragem de Cassapava. Casado com Sebastiana Unhate, Jorge teve interesse pelo desenvolvimento da terra e ali cultivou sua fazenda. Como bom católico que era, pôs em prática o propósito de construir uma capela em sua fazenda.

24 de outubro de 1702 – Falecimento de Sebastiana Unhate. Início da construção da capela.
8 de novembro de 1705 – Acabada a capela de Nossa Senhora D`Ajuda na paragem chamada Cassapava, sítio e fazenda de Jorge Dias Velho.
11 de maio de 1706 – Benzimento da capela e do cemitério.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome