Oficina discutirá o Plano de Resíduos Sólidos em Arujá

0
479
SB post

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será discutido com a sociedade civil arujaense na 1ª Oficina Pública a ser realizada na Câmara de vereadores, no próximo dia 27, a partir das 18 horas. A Prefeitura, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) promoverão o evento.

O objetivo é apresentar os resultados do diagnóstico do sistema de gestão e gerenciamento dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos na cidade, uma das etapas da elaboração do documento. As próximas fases e as formas como os arujaenses podem colaborar com o Plano também serão expostas.

Serviço

A Câmara de Arujá fica na Rua Rodrigues Alves, nº 51, no Centro. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (4653 1845) e no site www.arujapmgirs.wixsite.com/pmgirs.

Plano
O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é parte da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei Federal 12.305/2010) e uma condição para os municípios terem acesso a recursos do governo federal. Tem como objetivos proteger a saúde pública e a qualidade ambiental; reduzir, repensar, reaproveitar e reciclar os resíduos sólidos e a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos; estimular a adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços; incentivar a indústria de reciclagem e a gestão integrada e eficiente de resíduos e promover a capacitação técnica continuada.

A elaboração contém 14 etapas que contemplam os diagnósticos dos aspectos legal, socioeconômico, ambiental, de sistema e de demanda; visitas de campo; estudo de gestão associada; criação de metas e objetivos, programas, projetos e ações; plano de execução e desenvolvimento de monitoramento e avaliação.

__
Prefeitura de Arujá

Diretoria de Comunicação
comunicacao.aruja@gmail.com

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome