Escolas vão ter programa de empreendedorismo

0
469
SB post

O vice-prefeito e secretário de Educação de Arujá, Márcio Oliveira, esteve nesta terça-feira (21/11) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) onde, acompanhado do presidente da instituição, Paulo Skaf, e do secretário de Desenvolvimento Econômico arujaense, Júlio do Kaikan, assinou um convênio para ofertar nas escolas municipais um novo programa de incentivo à cultura empreendedora, o Jovens Empreendedores – Primeiros Passos.

Com isso, a rede municipal de ensino passa a aproveitar os espaços públicos de aprendizagem como ambientes de estímulo ao protagonismo infantil e juvenil, enriquecendo o conhecimento pessoal do empreendedor da próxima geração e estimulando o pioneirismo.

“Ao oferecemos esta ação nas escolas municipais, oportunizaremos aos alunos o acesso a uma metodologia que vai ensiná-los a se organizar para a conquista de sua autonomia financeira, para que construam e conquistem os seus projetos de vida”, afirmou Márcio.

Ainda de acordo com ele, “consequentemente, os alunos terão um espírito empreendedor aguçado à construção econômica de Arujá. Sem dúvida, uma grande oportunidade às nossas crianças para uma atuação mais reflexiva, planejada, inovadora e empreendedora frente à sociedade”, afirmou.

O Programa

O Programa Nacional de Educação Empreendedora tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio de conteúdos inovadores nos currículos.

O projeto trabalha soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: desenvolvimento de competências e possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Com a adoção do programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos nas escolas de Arujá, os educadores e estudantes de cada ano de estudo vão participar de oficinas teóricas e práticas com temas diferenciados, com a finalidade de desenvolver habilidades e capacidades de entendimento profissional.

Os educadores da rede municipal de ensino serão capacitados pelo Sebrae.

Ensino fundamental

Direcionado a alunos do ensino fundamental, o curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores; estimula os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e Aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.​

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome