Em Mogi das Cruzes, passagem de nível da rua Doutor Deodato será usada apenas por pedestres a partir deste sábado

1
1078
Guilherme Berti/PMMC
SB post

A passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer será fechada para o tráfego de veículos neste sábado (03/02), a partir das 6 horas. A circulação de pedestres entre os dois lados da linha férrea continuará sendo feita normalmente. Nesta semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou adequações para melhoria de acessibilidade no local.

A medida faz parte das adequações em mobilidade urbana na região central com a entrega total do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, que acontecerá a partir das 10 horas. Além da mudança na rua Doutor Deodato, também estão previstas alterações em outros pontos do Centro e na circulação de ônibus do transporte coletivo (veja mais abaixo).

Para beneficiar os pedestres, consumidores e comerciantes da região, serão implantadas vagas de estacionamento controlado no quarteirão da rua Doutor Deodato Wertheimer entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Navajas. Além disso, na calçada próxima à linha férrea foram realizadas intervenções de melhoria da acessibilidade, beneficiando a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Para os veículos que estão na região central e utilizavam a rua Doutor Deodato para atravessar a linha férrea e acessar o Mogilar, a opção passa a ser o túnel sentido Centro-Bairro do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, com acesso pela rua Doutor Ricardo Vilela e chegada à rua Hamilton da Silva e Costa.

Outras alterações

Na rua Professor Flaviano de Melo, o trecho entre as ruas Presidente Campos Salles e Basílio Batalha passará a ter mão única de circulação, com sentido de chegada ao Centro da cidade. A medida valerá a partir das 14 horas de sábado e busca oferecer melhores condições de circulação e segurança para o trânsito no local, uma vez que ele será utilizado pelos motoristas que chegam à avenida Governador Adhemar de Barros pelo túnel e querem acessar a região central.

A região próxima à entrada do novo túnel, no Mogilar, também terá adequações. A rua Cabo Diogo Oliver voltará a ser mão única no trecho entre a rua Salvador Cabral e Engenheiro Gualberto. Por causa das obras, o quarteirão havia sido transformado em mão dupla para facilitar a movimentação dos veículos. A rua Engenheiro Gualberto também voltará a ser mão única entre a rua Afonso Pena e Cabo Diogo Oliver. O trecho também havia sido alterado por conta das obras. O quarteirão entre as ruas Cabo Diogo Oliver e Hamilton da Silva e Costa permanecerá apenas para trânsito local.

Por fim, a rua Américo Rodrigues Da San Biagio terá inversão no sentido de circulação entre as ruas Cabo Diogo Oliver e José Alves dos Anjos, oferecendo mais uma opção para o motorista que estiver na Cabo Diogo contornando o túnel e continuará na região do Mogilar.

Transporte coletivo

O secretário lembrou ainda que as cinco linhas do transporte coletivo municipal que estavam circulando pela região da Vila Industrial para chegar ao Terminal Central passarão a circular pelo túnel. Serão beneficiadas as linhas C002 (Circular Central), C601 (Alto do Botujuru), C602 (Botujuru), C691 (Sabaúna via Tronco) e C702 (Jardim Maricá via Cabo Diogo Oliver).

A previsão é que haverá um ganho de tempo de até 15 minutos em horários de pico. Atualmente, as linhas, a partir da avenida Francisco Rodrigues Filho, passam pelas ruas Salvador Cabral, Presidente Campos Salles, Borges Vieira e Cavalheiro Nami Jafet para cruzar a linha férrea.

Outra alteração será nas linhas intermunicipais que atendem as cidades de Biritba Mirim e Salesópolis, que partem da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, próximo à praça Ferdinando Jungers. Com as obras, os ônibus estão passando pela rua Casarejos. Já com a entrega das obras, o itinerário voltará a ser feito pela rua Engenheiro Gualberto, passando pelas ruas Cabo Diogo Oliver, Américo Rodrigues Da San Biagio e Doutor Deodato Wertheimer, para chegar à avenida Francisco Rodrigues Filho. (Luiz Maritan)

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome