A audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (19/10), para debater o projeto de instalação de uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Mogi das Cruzes teve resultado unânime. Foram 40 votos favoráveis ao Sesc e zero contra. A única abstenção partiu do secretário municipal de Cultura e coordenador municipal de Turismo, Mateus Sartori, que tem sido o representante oficial da Prefeitura neste ciclo de encontros. A reunião seguiu os mesmos moldes da audiência realizada no Theatro Vasques no dia 2 de outubro e foi feita na sede administrativa do Bunkyo, na Vila Industrial.
Participaram da audiência o presidente do Bunkyo, Frank Tuda, o vereador Pedro Komura, representantes de movimentos sociais favoráveis ao Sesc, como Jair Pedrosa, do Movimento Sesc Mogi e a população geral interessada. Além da aprovação unânime do projeto, foi pontuado que este é um sonho antigo da cidade, algo que Mogi merece e que se tornará mais um polo de atendimento a todos os municípios da região, com a oferta de esporte, cultura, lazer, saúde e assistência social.
Além disso, nesta quinta-feira também foi realizada audiência com conselheiros tutelares da cidade, que aprovaram o Sesc, destacando que o equipamento servirá como importante ferramenta de transformação da realidade de crianças e jovens de toda a cidade.
Com isso, já são 21 audiências concluídas, todas com deliberações favoráveis ao Sesc Mogi das Cruzes. O processo de consulta pública como um todo, considerando não só as audiências, como também participação online e coleta de assinaturas, já englobou 3.255 pessoas, sendo que 3.160 (97,08%) se declararam a favor do projeto.
Mais duas reuniões com conselhos municipais estão agendadas para a próxima semana., na quarta-feira (25/10). A primeira, às 9h, será com o Conselho Municipal da Mulher e a segunda, às 18h30, com o Conselho Municipal de Saúde.
O secretário Mateus Sartori tem sido o representante oficial da Prefeitura neste ciclo de encontros. A meta é ouvir o maior número possível de pessoas, bem como coletar propostas, tornando o processo transparente, democrático e participativo.
Até o dia 29 deste mês está disponível na Internet uma enquete, que também visa coletar opiniões da população mogiana sobre o projeto. Além de dar corpo ao processo de consulta pública, a pesquisa também responde a dúvidas que o público venha a ter sobre Sesc.
Dúvidas também podem ser sanadas por meio do FAQ Sesc Mogi, disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (Lívia de Sá)