Por: Alana Calixto
Os cursos gratuitos de cozinha vegetariana, pães artesanais e bolos caseiros do Projeto Cozinha Bom Gosto estão com inscrições abertas de 10 de abril até 10 de maio. O objetivo do projeto é de estimular e colaborar com a formação profissional dos munícipes. As aulas apresentam conteúdos técnicos nos segmentos de nutrição e alimentação.
O Projeto Cozinha Bom Gosto, da Secretaria de Segurança Alimentar, existe desde 2015 e já formou 330 alunos. As oficinas oferecidas desde a fundação do programa agregam conhecimento e mostram aos participantes, possibilidades de gerar renda com o que é ensinado durante os encontros, como confecção de bolos, doces e melhoria dos pratos.
O curso de cozinha vegetariana vai abordar a preparação dos alimentos sem o uso da carne e as formas de substituição como a soja e outros grãos. Já as oficinas de pães artesanais e bolos caseiros ensinam sobre a produção desses alimentos de maneira mais saudável, diminuindo a quantidade de açúcar, óleos e margarina, por exemplo. O assunto está cada vez mais em pauta e teve bom retorno desde a última turma, do primeiro semestre de 2017.
A equipe do curso é composta por profissionais da nutrição que ministram aulas práticas e teóricas. Os conteúdos são divididos entre noções básicas sobre segurança alimentar e IMC (Índice de Massa Corporal), planejamento de cardápios, entre outros.
“Os cursos tiveram um resultado positivo na vida dos alunos. Muitos acabam seguindo a área da nutrição ou desenvolvem fontes de renda com o que exercitaram e aprenderam nas aulas”, disse a coordenadora da Cozinha Bom Gosto e nutricionista da Secretaria de Segurança Alimentar, Fernanda Barbirato.
Bianca Ramos Penteado participou de dois cursos, em 2015, sobre Culinária para Iniciantes e Nutrição Esportiva e Cozinha Fitness em 2016. Ela conta que, na época, fazia doces para vender na escola e se interessou para aprimorar o conhecimento em culinária. “Uma das melhores coisas do meu dia era ir ao curso. Eu me encantei pelos conteúdos e isso acabou despertando em mim a vontade de fazer nutrição. Hoje estou no quinto semestre e muito feliz por ter feito parte disso”, relata a ex-aluna.
O curso de cozinha vegetariana ocorre às quartas-feiras; pães artesanais às quintas-feiras; e bolos caseiros às sextas-feiras. Todas as aulas são realizadas das 9h às 12h.
A Lei n°11.346, que faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), incentiva que seja garantido o direito humano à alimentação e educação alimentar para ajudar a solucionar problemas como a obesidade. Nas escolas, inclusive, as merendas possuem alguns cardápios vegetarianos devido à preocupação com a saúde das crianças e conscientização para uma alimentação mais saudável.
Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, pelo telefone 4057-8063. Par participar é necessário ter idade acima de 14 anos e serão disponibilizadas 30 vagas para cada curso.
Serviço:
PEAND- Programa de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema
Tel.: (11) 4057-8063