Diadema é uma das 19 cidades brasileiras contempladas pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social para receber um investimento de R$ 500 mil. A verba tem como finalidade a modernização do Banco de Alimentos do município, que disputou o Edital de Seleção Pública nº 01/2017, com mais de 60 outras localidades. A cerimônia de assinatura dos contratos ocorreu hoje (28/12), na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em São Paulo.
No evento, o município de Diadema foi representado pelo vice-prefeito, Márcio da Farmácia, juntamente com o secretário municipal de Segurança Alimentar, Atevaldo Leitão. Na cerimônia, o contrato de repasse financeiro foi assinado pelo secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério.
“Agora, com essa verba vamos licitar a compra de um caminhão com baú térmico para transportar alimentos. Também vamos reformar a sede do Banco de Alimentos e adquirir móveis e equipamentos novos”, explicou o secretário Atevaldo. “Com essa modernização, vamos atender com mais qualidade ainda, as 79 entidades assistenciais cadastradas no Programa Banco de Alimentos de Diadema”, finalizou.
Segundo o secretário Atevaldo Leitão, o Banco de Alimentos de Diadema também será beneficiado em 2018, com uma verba federal de R$ 350 mil do Programa de Aquisição de Alimentos. Pelo convênio, o município realiza a compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores, que por sua vez, são reembolsados diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Banco de Alimentos
Criado em outubro de 2003, O Banco de Alimentos atende 14.000 pessoas, por mês. O Banco de Alimentos é um programa de Segurança Alimentar e Nutricional que tem como principal objetivo combater o desperdício de alimentos e complementar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada. O programa também realiza atividades de educação alimentar e nutricional para os profissionais das instituições parceiras e seus beneficiários.
A arrecadação de alimentos acontece mediante a articulação com parceiros de empresas do ramo alimentício, companhias de abastecimento e empresas de outros segmentos que possam realizar campanhas de arrecadação. Os alimentos chegam e passam por uma triagem da equipe de nutricionistas que analisam a data de validade e qualidade dos alimentos para depois serem distribuídos para as entidades assistenciais da cidade.
O Banco de Alimentos de Diadema também aceita doações particulares de gêneros alimentícios.
Banco de Alimentos de Diadema
Rua Marechal Floriano, 289 – Centro (atrás do Poupatempo)
Tel.: 4057 8008 / 4057 8025.
Por: Marcos Luiz