Diadema vacina mais de 112 mil pessoas contra a febre amarela

0
535
Reunião na sala de situação para acompanhar a Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela - Foto: Thiago Benedetti
SB post

Em uma semana da Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela, Diadema vacinou 112.291 pessoas contra a doença, o que representa 26,8% da população. A informação foi divulgada no dia 01/02, durante a segunda reunião da Sala de Situação, criada para acompanhamento das ações de vacina e prevenção da febre amarela na cidade.

“Diadema não registrou nenhum caso da doença até o momento. Estou feliz com o resultado que atingimos de cobertura vacinal e nossa estratégia é aumentar a conscientização da população sobre a importância de se vacinar e estar protegida” afirmou o prefeito Lauro Michels.

Quem chega à Unidade Básica de Saúde (UBS) passa por uma triagem e recebe orientação sobre a vacina, sua proteção e outros cuidados para prevenção da doença. Além da aplicação da dose nas 20 UBS, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e das Unidades das regiões Paineiras, Reid, Maria Tereza, Eldorado e Paulina visitaram 875 residências para reforçar a orientação sobre a importância de preservação do macaco e incentivar a vacinação.

Por: Keila Macedo e Renata Nascimento

Dia D

Neste sábado, 03/02, todas as UBSs estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinar a população. Além disso, haverá um posto extra no Shopping Praça da Moça, que funcionará das 10h às 20h. A entrada será pela Doca 2, na Rua Manoel da Nóbrega.

Cada frasco de vacina tem a dose para 50 pessoas. Quando ele é aberto, é preciso utilizar todo o líquido, pois não é possível guardá-lo e usá-lo depois. Assim, se um frasco for aberto para vacinar cinco pessoas, o conteúdo restante (45 doses) precisa ser descartado. Para que o maior número de pessoas seja vacinado e que não haja desperdício das doses, a recomendação é que as pessoas não cheguem aos postos próximo do horário de fechamento.

Proteção garantida

A Secretaria de Saúde alerta que quem tomou a dose fracionada contra a febre amarela está protegido contra a doença e não há necessidade de retornar à UBS para tomar uma segunda dose. “Esse comportamento pode aumentar o risco de reações e a pessoa não fica imunizada”, explicou a responsável pelo Serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças, Candida Rosa Alves.

UBS Eldorado

Desde quinta-feira, 01/02, a UBS Eldorado adotou novo horário de vacinação. A aplicação da vacina será, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 17h. A estratégia de alteração foi necessária depois de verificar que apenas 10% do total de pessoas vacinadas na Unidade procuraram o serviço de madrugada. O Pronto Atendimento (PA) continua 24 horas. Para atender prioritariamente moradores de Diadema, para se vacinar no horário das 17h às 22h, será necessário apresentar comprovante de residência.

A partir de segunda-feira, 05/02, as Unidades retornam para sua rotina normal de consultas, atendimentos e vacinação para outras doenças.

Serviço:

Postos de Vacinação

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280.

UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.

UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar

UBS Maria Tereza. Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.

UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.

UBS Nogueira. Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.

UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque)

UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.

UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

Posto extra no dia 03 de fevereiro de 2018, sábado.

Shopping Praça da Moça – vacinação das 10h às 20h.

Entrada pela Doca 2, na Rua Manoel da Nóbrega.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome