Canil da GCM de Diadema comemora 10 anos

Os cães da GCM são treinados para auxiliarem em abordagens, farejamentos, busca de desaparecidos e show dog.

0
668
Foto: Thiago Benedetti
SB post

Por: Alana Calixto

Na sexta-feira, 11/5, ocorrerá o evento em comemoração aos 10 anos do Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, às 9h, na Praça da Moça. A cerimônia contará com apresentação do canil simulando abordagens, farejamentos e obediência. O intuito é celebrar os 10 anos e mostrar para a população o trabalho desenvolvido pelo canil e explicar sua importância.

O canil foi criado por meio do projeto de Lei 027/2008. O canil auxilia a equipe na apreensão de drogas, com os cães de faro, patrulhamento e também com a população nos projetos socioeducativos, como as apresentações em escolas, entidades municipais e particulares, nas quais são abordados temas de interesse social – respeito e cooperativismo.  Foram aproximadamente 600 apresentações nos mais diversos eventos e locais desde entidades filantrópicas, igrejas, praças, parques, shopping, para variados públicos. O que chama atenção dos espectadores é a performance do cão de guarda, simulando uma abordagem a um suspeito. O cão Doki andando de skate também é uma atração que costuma agradar, principalmente, as crianças.

“Além das atividades lúdicas promovidas nas escolas, eles também são treinados para dar suporte à comunidade, como busca de desaparecidos em desabamentos, enchentes, entre outros desastres”, afirma o secretário de Defesa Social, Marcelo Lacerda Soffner.

Ao longo desses dez anos, o canil realizou diversas apreensões de materiais ilícitos, drogas e armamento. Diadema ainda conquistou prêmios na área da cinotecnia policial certificando os cães e seus agentes. Já foi bicampeão brasileiro de faro de entorpecentes em 2011 e 2012.

Ações na Cidade

Os cães da GCM já auxiliaram em diversos salvamentos e apreensões. Em 2017, o cão Scar, da raça Pastor Belga Malions, encontrou o cadáver de um idoso, nas imediações do trevo da rodovia Imigrantes, que teve um mal súbito e estava desaparecido há três dias.

Em outra ocasião, no ano de 2016, a Polícia Militar Rodoviária solicitou a ajuda do Canil, após suspeita de caminhão conter carga ilícita. O cão Tody, localizou 500 kg de maconha, que estavam escondidas debaixo de sacos de açúcar.

O GCM 1ª Classe Julio Cesar de Oliveira foi um dos fundadores do Canil de Diadema e conta como é fazer parte dessa história. “É muito prazeroso trabalhar com os cães. Durante esses 10 anos, recebemos um retorno positivo da população. A gente cresce na parte pessoal e profissional também”, disse o GCM Julio Cesar.

Atualmente, o Canil da Guarda conta com seis cães: Athos – Pastor Alemãos; Tody – Golden Retriver; Aurus, Ares, Scar – Pastor Belga de Malions e Doki – Jack Russel terrier. Respectivamente treinados nas modalidades de guarda e proteção, faro de entorpecentes, armamento e show dog.

Durante o evento haverá também apresentações das Guardas Civis de São Paulo, São Caetano e Guarujá.

Além disso, haverá uma cerimônia para oficializar a passagem de comando de guarda para Marcio Cordeiro Couto e o subcomandante Adailton Bispo dos Santos, que estarão à frente do comando da GCM.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome