Águas de Iemanjá comemora sua 10ª edição, em Diadema

0
323
SB post

Com o propósito de discutir a importância das religiões de matrizes africanas em Diadema e mostrar para a população os nuances desta cultura, é realizado anualmente o Águas de Iemanjá, evento que possui em sua programação, palestras, apresentações e exposições. O 10º encontro conta com o apoio da Prefeitura de Diadema.

Este ano, o Águas de Iemanjá acontece em 4 de fevereiro, a partir das 13h30, no Teatro Clara Nunes e no Museu de Arte Popular (MAP) que abrigará exposição com objetos que representam a orixá, como barco, conchas, manequins caracterizados, além de obras das artistas Ordalina Cândido, Marcia Damaceno e Zhena Santos. A  mostra estará no MAP até 18 de fevereiro.   A programação deste ano terá palestra e roda de conversa durante a mesa de abertura, feira do Afroempreendedor e roda de samba com o Grupo de Congada do bairro do Campanário.

A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR), da Prefeitura de Diadema promove o “Águas de Iemanjá” por valorizar a cultura afrodescendente.  “Essas palestras sobre as religiões de matrizes africanas são um aprendizado para a população. Algumas pessoas têm uma visão distorcida sobre essas religiões. Por este motivo, vemos a importância de debater este assunto”, afirma Jurandir Sousa, coordenador do CREPPIR.

Pai Nelson de Iemanjá, que participou de três edições do evento, relata que o Encontro é uma forma de difundir a cultura afro, pois recebe visitantes de outras crenças e religiões e até mesmo estudantes que vão com o propósito de aprender mais sobre o assunto. “Isso é essencial para nossa cultura, traz a valorização e dissemina o respeito”, completou

Programação:

14h- Mesa oficial de abertura e homenagem

15h- Cantigas Para Iemanjá – Pai Nelson de Iemanjá

Atividades Culturais 

Samba de roda – Comunidade negra do Campanário Grupo de congada – Ditinho Dj Casquinha G. Santos Amanda Negra Sim

Feira do Afroempreendedor durante o evento

Serviço: 

Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300 – Centro.  Telefone: 4056-3366

MAP Diadema – Sala Sobre Religiosidade – Rua Profª Vitalina Caiafa Esquível, 96 –Centro. Telefone: 4071-4243. Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.  Aos sábados das 9h às 14h. Entrada franca.

Por: Alana Calixto

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome