Três combinações para uma mesa de queijos e vinhos em qualquer época do ano

0
590
SB post

Uma mesa posta para queijos e vinhos é um dos clássicos da temporada de inverno. Mas para quem ama o cardápio e quer desfruta-lo em qualquer época do ano, a food designer Isabelle Chatz preparou três combinações certeiras que unem cardápio e decoração para amante nenhum do combo queijo-vinho botar defeito.

Sub Titulo

Se você vai montar uma mesa de queijos e vinhos na temporada outono-inverno, pode manter o tradicional vinho tinto e os queijos mais encorpados, como um Gruyère ou o provolone. Para noites realmente frias, invista na combinação vinho com fondue de queijo: é infalível!

Na hora de montar a mesa para receber seus convidados, os bowlspetisqueiras e guardanapos, seja os de pano ou os de papel decorados, que são mais finos – são coringas. As taças e o decanter são protagonistas.

Já para os dias mais quentes, a dica da Isabelle é substituir o vinho tinto pelo branco. “Também dá para apostar em bebidas como o clericot ou uma sangria, que levam o vinho como base, mas são mais refrescantes. Elas harmonizam bem com os queijos e vão trazer um frescor imediato ao cardápio”, ensina a especialista.

Para servir o vinho branco, combine taças do mesmo modelo, mas em cores diferentes. Esse truque dá um tom moderno e descontraído à mesa. Para que os convidados sintam-se ainda mais à vontade, recorra aos marcadores de taça, que dão um charme e garantem que ninguém troque sua bebida durante o evento.

Mesa queijos e vinhos!Sub Titulo

A tradicional tábua de corte de queijos pode ser mantida nos dias frios. Se a proposta for pelo fondue, pratos menores podem ir à mesa para apoiar os petiscos. Se, além dos queijos, houver um fondue doce, reserve um bom vinho de sobremesa e sirva nas taças adequadas.

O clima mais quente também favorece outras formas de servir o queijo. Petisqueiras e utensílios do tipo se enquadram na proposta. “Para dar um frescor ao cardápio, uma boa pedida é adicionar ervas finas ou mesmo oferecer canapés, usando versões com queijo mais cremoso”, comenta Isabelle.

Em relação ao vinho, temperaturas mais altas pedem um cuidado maior com a apresentação das garrafas. Opte por um cooler de mesa e porta-garrafas, que vão manter a bebida sempre no ponto para ser servida.

Sub Titulo

Outono-inverno? Monte uma mesa em tons mais fechados. Você pode usar uma louça branca como base e deixar a cor para as taças, guardanapos, jogos americanos e sousplats.

Para os dias de calor, a recomendação é trazer fibras e muita cor para a mesa posta. Opte por toalhas e guardanapos em cores vibrantes ou estampas alegres. Os utensílios de servir podem ter toques de fibras, dando um ar mais tropical à decoração.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome