O Feng Shui é uma ciência milenar chinesa baseada na relação da energia entre ambientes e pessoas. Seus princípios buscam o equilíbrio entre lugares e seus habitantes, de modo a transformar e melhorar a saúde e qualidade de vida. A prática do Feng Shui é antiga e remete aos Imperadores Chineses. Nos dias de hoje, é considerada uma das principais técnicas de harmonização de ambientes.
O Feng Shui pode ser adotado em qualquer lugar e mudanças simples na disposição de móveis são capazes de promover transformações significativas no ambiente. Quer começar a adotar o Feng Shui na sua casa? O quarto pode ser um ótimo ponto de partida. A Etna, em parceria com a consultora de Feng Shui Mariangela Pagano, preparou um roteiro para renovar o quarto, deixando-o relaxante e cheio de boas vibrações.
Um dos primeiros passos para renovar a energia do seu quarto é iniciar um processo de limpeza e desapego de itens que não fazem mais parte da sua vida. Comece descartando tudo o que não usa mais, doe roupas antigas e objetos quebrados. “Organize armários e gavetas. Não deixe objetos impedindo a abertura de portas. A desorganização gera a sensação de que sempre há uma tarefa a ser cumprida e isso cria um estresse desnecessário”, orienta Mariângela.
Segundo a consultora, o ideal é que a cabeceira da cama seja sólida e esteja protegida. Não é indicado posicionar uma cama sob uma janela, por exemplo. Prateleiras sobre a cabeceira também devem ser evitadas. Se for possível, não deixe o pé da cama voltado diretamente para a porta de entrada. A cama no meio do quarto favorece a circulação de energia.
Aposte em uma poltrona na linha de entrada:
Se por um lado, manter os pés da cama voltados para a porta pode não ser uma boa ideia, ter uma poltrona nesta região favorece os bons fluidos. “Uma poltrona voltada para a entrada cria um ambiente convidativo”, comenta Mariangela.
Luz indireta é sempre uma boa pedida:
A iluminação é um dos fatores-chave dentro do Feng Shui. No quarto, a recomendação é ter pontos de luz indireta nos dois lados da cama e abajures são perfeitos para essa demanda. Na hora de escolher criados-mudos, mesas laterais redondas também podem ser ótimas opções. As formas arredondadas são mais suaves e criam um aspecto mais harmonioso.
Espelhos devem ser posicionados com cautela:
A consultora alerta para o uso de espelhos no quarto: “Não estão proibidos, mas é melhor que não estejam no teto ou de frente para a cama”.
Velas aromáticas ajudam a criar um ambiente relaxante:
O uso de velas aromáticas é altamente recomendável dentro dos preceitos do Feng Shui. Além da luz indireta, o aroma ajuda no relaxamento e na liberação de tensões.
Cores neutras e tons terrosos são os que mais funcionam no ambiente do quarto:
Para deixar o quarto mais aconchegante, a consultora orienta utilizar tons mais neutros e terrosos. Cores fortes e quentes, como o vermelho, podem gerar tensão e interferir no descanso.
Um par de objetos pode fazer a diferença:
Mariangela aconselha escolher um par de objetos e destacá-los no quarto, especialmente no quarto de um casal. “Pode ser um par de vasos ou mesmo um par de adornos. Se forem de tamanhos diferentes, passarão a ideia de que quando um parceiro está mais alterado, o outro deve ceder e manter a calma. Se forem do mesmo tamanho, transmitem o conceito de igualdade. Em ambos os casos, estão passando uma mensagem muito interessante de amor.”
Tapetes e cortinas dão um arremate final ao ambiente:
Para finalizar, a dica da consultora é escolher cortinas fluidas, que vão disfarçar as linhas retas das janelas e deixar o local mais harmonioso. Um tapete macio completará o aconchego.
Mariângela Pagano
Formada em Marketing, Mariângela Pagano trabalha com consultoria em Feng Shui há mais de 15 anos. Foi colunista da revista Bons Fluidos da Editora Abril, escrevendo sobre mudanças, doação e prosperidade, começos e recomeços, organização, a luz como inspiração, trabalho em casa, etc. Uma das coisas que Mariângela mais preza em seu trabalho é incentivar a criação de cenários de amor na vida das pessoas.