Benefícios de acrescentar a pasta de amendoim no seu dia-a-dia

0
1347
Benefícios de acrescentar a pasta de amendoim no seu dia-a-dia
SB post

A pasta ou manteiga de amendoim é muito conhecida nos EUA, porém ela vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Ainda mais agora que muitos estudos foram realizados e tem apresentado os diversos benefícios de ter essa iguaria no seu dia-a-dia.

Por ser extremamente nutritiva, a pasta de amendoim vem chamando a atenção do mundo fitness de todas as formas, tanto para quem quer emagrecer, quanto para aqueles que querem ganhar massa muscular.

Sim! Com a pasta de amendoim você consegue alcançar esses dois objetivos distintos: perder peso ou ganhar massa muscular, basta usá-la da forma certa.

Neste texto vamos mostrar os nutrientes, os benefícios da pasta de amendoim e como ela pode te ajudar a emagrecer ou até mesmo a ganhar peso. Então vem com a gente!

COMO É FEITA A PASTA DE AMENDOIM?

Quando o produto é integral, sem açúcar e sem conservantes, assim como as pastas de amendoim da Nutty Friends, a receita é produzida basicamente com amendoim torrado. Depois disso, o amendoim é triturado até ganhar uma consistência cremosa.

A pasta de amendoim tem fama de ser calórica, porém esse mito vem caindo e as pessoas têm entendido que a gordura presente nas pastas de amendoim são gorduras boas, vindas do ômega 6, uma fonte de proteína que contém pouco carboidrato, assim como os outros tipos de castanha.

Por isso que muitos brasileiros estão aderindo em suas dietas as pastas de amendoim sem açúcar e sem conservante para matar a vontade de comer um doce, mas sem precisar quebrar a dieta.

Pois uma colher de sopa, com aproximadamente 15g, contém cerca de 94 kcal, essa quantidade fornece uma boa dose de energia e proteína.

NUTRIENTES PRESENTES NA PASTA DE AMENDOIM

A pasta de amendoim, ou manteiga de amendoim, é uma fonte de muitas vitaminas e minerais, por isso que ela é indicada nos mais diversos tipos de situações.

OS NUTRIENTES PRESENTES NA PASTA DE AMENDOIM SÃO:

  • Vitamina E;
  • Vitamina B3 (niacina);
  • Vitamina B5;
  • Vitamina B6;
  • Biotina;
  • Cálcio;
  • Cobre;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Folato;
  • Selênio;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Zinco.

Além de todos esses nutrientes, ainda é um alimento rico em fibras e antioxidantes. E como esperado, com tantas vitaminas e minerais, os benefícios da pasta de amendoim são inúmeros.

Então vamos descobrir!

OS BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM

Benefícios de acrescentar a pasta de amendoim no seu dia-a-dia

As vantagens de acrescentar a pasta de amendoim no seu cotidiano são ainda mais abrangentes. Todos esses nutrientes, vitaminas e minerais citados, trazem uma série de melhorias na saúde do nosso corpo.

E este são alguns dos pontos positivos da pasta de amendoim:

FORTALECE OS OSSOS

O magnésio é usado como suplemento para evitar impactos na saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose. Sendo assim, a pasta de amendoim pode reduzir a perda óssea, devido a presença do magnésio encontrado no alimento.

Outro benefício do magnésio que também pode servir para os praticantes de esportes e atividades físicas é a prevenção de cãibras que o mineral oferece, gerando conforto para os músculos das pessoas que treinam.

INDICADO PARA QUEM TREINA E PRATICA EXERCÍCIOS

Como mencionamos acima, a pasta de amendoim vem ganhando popularidade no mundo fitness e até surgiram diversas receitas com Whey Protein e a pasta de amendoim.

Isso se deu ao fato que a pasta uniu duas coisas que os praticantes de musculação procuram: proteínas e calorias.

Para conseguir a tão sonhada hipertrofia muscular (aumento da massa muscular) os praticantes de musculação têm usado cada vez mais a pasta de amendoim em suas dietas, tendo em vista que ela é rica em proteínas e um hipercalórico natural.

COMBATE DOENÇAS CÁRDICAS CONTROLANDO O COLESTEROL

A pasta de amendoim apresenta uma combinação de ácido graxo monoinsaturado, conhecido como “gordura boa”, que estão presentes no ômega 3, 6 e 9.

Essa gordura monoinsaturada ajuda a reduzir o triglicérides e o colesterol ruim (LDL), além de aumentar o nível do colesterol bom (HDL). Essa ação no organismo, faz com que o risco de sofrer com doenças cardíacas diminua, já que evita a obstrução das veias e contribui para a circulação sanguínea.

Outro fator – aliado com a vitamina E – que ajuda a prevenir doenças cardíacas é a presença de antioxidantes. E a pasta de amendoim também fornece essas substâncias, como o ácido cumárico, resveratrol e fitosteróis.

AJUDA A FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Além da vitamina E e dos antioxidantes ajudarem a prevenir doenças cardíacas, eles também são fundamentais para aumentar o sistema imunológico. A vitamina E fortalece os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa no organismo.

Com a presença do ômega 3 a pasta de amendoim ajuda a reduzir a inflamação no corpo. Enquanto a vitamina B6 combate às infecções e fortalece os glóbulos vermelhos, células circulares responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

Esse conjunto de fatores, proporciona o fortalecimento do sistema imunológico, deixando as células de defesas do corpo mais fortes e saudáveis, podendo até prevenir o desenvolvimento de um câncer.

DIMINUI O RISCO DE DESENVOLVER DIABETES

Um estudo realizado pela Journal of the American Medical Association comprovou que consumir duas a três colheres de sopa de pasta de amendoim – de quatro a cinco vezes na semana – pode reduzir o risco de desenvolver diabetes, em cerca de 30%.

Devido a fonte de ômega 9 e a presença de fibras no alimento, a pasta de amendoim, além de ser uma ótima forma dos diabéticos matarem a vontade de comer um docinho, ainda pode ser uma grande aliada para prevenir a diabetes tipo 2, já que auxilia no controle de açúcar no sangue.

Levando em questão que para alcançar tal feito, a pasta de amendoim precisa ser sem açúcar e sem conservantes, e tendo uma dieta equilibrada.

AJUDA A PERDER PESO

Sim, a pasta de amendoim ajuda a perder peso, e também ajuda a ganhar massa muscular.

A pasta de amendoim contém ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada encontrada em azeites e que pode ajudar na queima de gordura localizada.

Esse tipo de gordura insaturada são fontes de energias que seu corpo usa lentamente, dessa forma, ele mantém o nível de saciedade por muito mais tempo.

Porém a pasta de amendoim ainda é bastante calórica, por isso você tem que usá-la da forma certa para que você possa alcançar seu objetivo.

Vamos mencionar como fazer essas duas coisas, logo abaixo, então continue acompanhando a leitura.

MELHORA A MEMÓRIA, PROTEGENDO CONTRA O ALZHEIMER

Um estudo mostrou que alimentos com niacina (Vitamina B3), protege o cérebro de doenças como o Alzheimer. Consumir o alimento de forma regular faz com que a probabilidade de desenvolver a doença caia em 70%.

Além disso, a pasta de amendoim pode ajudar na memória, visto que a cada 100 gramas de amendoim é encontrado cerca de 10 mg de niacina.

PROPORCIONA ENERGIA E REGULA O ORGANISMO

Um dos papéis da vitamina B é regularizar o organismo. Portanto traz melhoria no funcionamento das mitocôndrias, células que dão energia no corpo, auxilia no funcionamento do sistema nervoso e no processo metabólico.

A presença dessa vitamina e dos seus complexos trazem benefícios ao cabelo, pele, intestino, além de melhorar na digestão e absorção de nutrientes.

A vitamina B ainda é responsável pela saúde emocional e mental. Regulando essa parte do seu sistema, você ganha energia para realizar as atividades do dia-a-dia.

E A LISTA DE BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM NÃO PARA POR AQUI…

Assim como as outras Nuts (mix de oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, macadâmias e etc), o amendoim contém muitos nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

OUTRAS VANTAGENS DA PASTA DE AMENDOIM:

  • Auxilia a regular o intestino;
  • Reduz as chances de ter anemia, levando ferro ao sangue;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Possui ação antioxidante;
  • Melhora o humor, produzindo serotonina;
  • Ajuda na cicatrização;
  • Fortalece músculos;
  • Combate a fadiga, devido a presença do fósforo;
  • Equilibra dietas veganas e vegetarianas, aumentando a qualidade protéica;
  • Controla a pressão arterial;
  • Tonifica ossos, cabelos e unhas.

PARA GANHAR PESO – BENEFÍCIOS

Benefícios de acrescentar a pasta de amendoim no seu dia-a-dia

Se você está buscando ganhar massa muscular, obter calorias sem acumular gordura e ainda trazer energia para seus treinos, a pasta de amendoim vem sendo muito usada como suplementos, pelos praticantes de musculação.

Tendo em vista que o alimento é uma fonte enorme de proteína que ajuda a dar energia nos treinos, a pasta de amendoim é um ingrediente perfeito para fazer parte das suas dietas esportivas.

O magnésio presente no amendoim diminui a possibilidade de câimbras, lesões e fadiga muscular. Enquanto o potássio auxilia no desenvolvimento da massa muscular e favorece as contrações.

COMO CONSUMIR A PASTA DE AMENDOIM PARA GANHAR PESO

A pasta de amendoim tem uma alta densidade calórica em uma pequena quantidade.

E quando você está em busca da hipertrofia, é necessário aumentar as calorias para que ela seja convertida em músculo. Dessa forma, segundo nutricionistas, a manteiga de amendoim estimula o ganho da massa muscular, sem estocar gordura.

Diferente do carboidrato que precisa ser consumido bem antes do treino, a pasta de amendoim tem uma digestão lenta. Portanto, você precisa consumir ela, com quatro a cinco horas antes de começar a treinar, para que ela possa fazer o efeito esperado no organismo.

As receitas com pasta de amendoim podem ser consumidas, tanto para o pré-treino, quanto para o pós-treino. Ela é muito indicada para a nutrição esportiva, já que potencializa os resultados das atividades físicas.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS:

  • Uma porção de 15g possui cerca de 3,5 gramas só de proteína.

 

Outro benefício da pasta de amendoim é evitar o catabolismo. (É uma fase do metabolismo responsável por fornecer energia enquanto estamos dormindo, ou seja, o corpo retira do músculo para se manter ativo).

Para evitar o catabolismo, é preciso consumir a pasta de amendoim antes de dormir.

Entendeu por que a pasta de amendoim se tornou a queridinha da musculação?! São benefícios que não acabam mais.

Leia também: Ganhar peso: Pasta de amendoim para aumentar a massa muscular

COMO CONSUMIR A PASTA DE AMENDOIM PARA PERDER PESO

Os vários componentes saudáveis que estão presentes na pasta de amendoim, trazem saciedade e não apenas calorias vazias, como refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos industrializados e doces.

Sim, esses petiscos, essas guloseimas que usamos para beliscar são os principais vilões da dieta, por isso a pasta de amendoim tem se tornado uma grande aliada de quem quer perder uns quilinhos, mas não abre mão daquele docinho durante o dia.

Além de matar a vontade de comer doce, a pasta de amendoim mantém a saciedade por muito mais tempo, por isso você não vai sentir fome toda hora, depois de saboreá-la.

É a gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajudará no processo de emagrecimento. Esse tipo de gordura também pode ser encontrada em peixes e frutas.

Porém, você pode encontrar esse conjunto de proteínas, “gordura boa” e as fibras na pasta de amendoim. Elas farão com que a redução de gordura corporal aconteça de forma saudável e natural.

Leia também: Perder peso: pasta de amendoim para quem quer emagrecer

CONCLUSÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM

A esta altura do campeonato, você deve ter percebido porque a pasta ou manteiga de amendoim vem se tornando popular no Brasil.

Quem quer emagrecer, ter uma vida saudável, prevenir doenças ou até mesmo emagrecer, pode usufruir dos benefícios da pasta de amendoim.

Claro que como tudo na vida é preciso moderação, uma dieta balanceada, e se possível, a ajuda de um profissional que possa ajudar você a traçar seu objetivo.

A pasta de amendoim chegou nas mesas do brasileiro para ficar, e daqui pra frente ainda vamos ter muitas receitas com ela.

Então fique de olho no nosso site, para não perder nada!

E qualquer dúvida, deixe um comentário! Ficaremos felizes em responder!

Texto extraído de Nutty Friends.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome