O nosso organismo não está preparado, geneticamente, ao sabor excessivo do doce dos adoçantes e isso pode gerar muitos problemas para nossa saúde.
Os adoçantes podem alterar o centro da fome (localizado no hipotálamo), aumentando a fome (compulsão alimentar) por alimentos com alta concentração de açúcar como produtos feitos à base de farinha refinada (pães, biscoitos, massas, torradas), cremes, sobremesas, doces, sorvetes, chocolates entre outros.
Mas todo adoçante faz mal para a saúde?
Por exemplo, o aspartame aumenta a sensibilidade à insulina, ou seja, altera o açúcar no sangue (propensão ao diabetes), fazendo a gente guardar mais gordura nas células.
O consumo excessivo de produtos à base de sacarina e ciclamato podem provocar câncer.
A sucralose pode comprometer o funcionamento da tireóide, glândula que produz hormônios que regular todo o funcionamento do nosso corpo.
E como fazer para consumir menos alimentos doces?
Comece reduzindo os adoçantes ou açúcar de adição das preparações que você consome, e seu corpo, vai aos poucos, se adaptando ao sabor natural dos alimentos. Após 21 dias, seu corpo já estará adaptado e você não sentirá mais necessidade de consumir tanto doce.
Experimente conhecer o verdadeiro sabor dos alimentos!