Preços de oficinas mecânicas podem variar mais de 300%

Comparar preços antes de ir até a oficina é alternativa para economizar na manutenção do carro

0
1045
SB post

Diante da crise econômica dos últimos anos, muitas vezes a compra de um carro novo ficou para depois e com isso a necessidade de manutenção do veículo aumenta.

E o valor dos serviços mecânicos é alto. A manutenção representa o terceiro maior custo para se ter um carro, atrás apenas do combustível e do seguro. Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI-Brasil), que calcula o Índice de Manutenção Veicular (IMV), o valor médio da manutenção preventiva de veículos populares custa cerca de R$1.130,00 por ano.

Além disso, os preços dos serviços nas concessionárias e oficinas continuam subindo. Dados do IPCA-IBGE mostram que somente em 2017 houve aumento médio de 2,66% no preço do conserto de carros praticados nas principais capitais do país.

Como os serviços de manutenção preventiva e reparos são caros, uma boa opção para economizar é comparar orçamentos entre as oficinas mecânicas. Além de “salgados”, os preços dos serviços variam bastante de uma oficina para outra. Em São Paulo, por exemplo, o preço de serviços como troca de óleo, alinhamento e troca de pastilhas de freio pode variar até 350% em oficinas do mesmo bairro, que utilizam peças de marcas similares.

Parte do motivo das diferenças de preços entre as oficinas está no fato do cliente não fazer pesquisa antes de comprar. “O consumidor já está acostumado a pesquisar preços de tudo, mas ainda não se habitou a comparar preços de serviços mecânicos” afirma Victor Novak, cofundador da Sua Oficina Online, site que ajuda clientes a comparar preços das oficinas.

Diferentemente de outros tipos de serviço que já estão difundidos na internet como venda de eletrodomésticos, os serviços automotivos continuam off-line dificultando muito o acesso a informação.

“Não existe um site de busca de preços para serviços mecânicos, onde o cliente pode comparar opções de oficinas e escolher a que mais lhe agrada. É isso que estamos oferecendo com a Sua Oficina Online, disponibilizando informações sobre serviços e oficinas mecânicas na internet de forma gratuita para os usuários” comenta Victor.

A empresa disponibiliza no seu site informações para que o motorista consiga descobrir qual o possível problema do seu carro e quais são as oficinas mecânicas mais bem avaliadas na sua região que fazem o reparo necessário. Uma vez encontradas as oficinas o cliente pode pedir orçamentos gratuitos e comparar os preços.

“Basta informar um serviço e um endereço que repassamos ao cliente 3 cotações das melhores oficinas perto dele em até 1 dia útil. O serviço é totalmente gratuito para o usuário, que recebe um SMS ou WhatsApp com as melhores cotações recebidas das oficinas perto dele”, explica Victor.

Segundo o empreendedor, que criou a startup em 2015, o objetivo do site é facilitar a vida do cliente na hora de consertar o carro e, ao mesmo tempo, ajudar oficinas mecânicas a explorarem a internet como um novo canal de vendas.

A plataforma, que já atua em São Paulo e está expandindo sua operação para todo Brasil, já recebeu investimento da seguradora Porto Seguro e da Plug & Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício.

Website: https://suaoficinaonline.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome