Grupo Renault: resultados comerciais mundiais de 2017 batem recorde, com 3,76 milhões de veículos vendidos, em alta de 8,5%

3,76 milhões de veículos vendidos, uma alta de 8,5%, em um mercado que avança 2,3%. Ano recorde para a Renault, primeira marca francesa no mundo, e para a Dacia. A Renault é a segunda marca mais vendida na Europa. Renault mantém sua liderança no segmento de veículos elétricos na Europa, com 23,8% de participação de mercado. Todas as regiões do Grupo avançaram em volume e em participação de mercado. O Grupo registrou vendas em alta principalmente na região Eurásia (13,6%) e na região Ásia-Pacífico (17,0%). Em 2018, a Renault tem como meta um crescimento alavancado pela expansão de suas operações fora da Europa e por uma gama renovada.

0
604
SB post
Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Renault registrou crescimento de suas vendas, com 3.761.634 veículos vendidos. Em todo o mundo, os emplacamentos (veículos de passeio e comerciais leves) do Grupo Renault, incluindo a Lada, tiveram alta de 8,5%, em um mercado que avança 2,3%. A participação de mercado do Grupo ficou em 4,0% (+0,2 ponto em comparação com 2016).

No segmento de comerciais leves, o Grupo atingiu um nível recorde de vendas, com 462.859 emplacamentos, em alta de 4,1% em relação a 2016.

As marcas Renault e Dacia bateram recorde de vendas, com 2.670.982 e 655.235 veículos vendidos, respectivamente. As vendas da Lada aumentaram 17,8%, para 335.564 emplacamentos, e as da Renault Samsung Motors caíram 10,1%, para 99.846 veículos.

“O Grupo bateu um novo recorde, com mais de 3,7 milhões de veículos vendidos em 2017. Nossos volumes e participações de mercado estão avançando em todas as regiões. Nossa estratégia de renovação da gama e expansão geográfica continuam a dar frutos. Em 2018, manteremos o crescimento e a internacionalização de nossas vendas, em linha com nosso plano ‘Drive The Future’”, declarou Thierry Koskas, membro do Comitê Executivo e diretor Comercial do Grupo Renault.
Na Europa, em um mercado em progressão de 3,3%, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 5,6%, para 1.911.169 veículos. A participação de mercado do Grupo ficou em 10,8%, em alta de 0,2 ponto na Europa.

Sozinha, a marca Renault registrou um crescimento de 3,7%. A participação de mercado atingiu 8,2%. A Renault se beneficia principalmente da renovação total da família Mégane, realizada em 2016, bem como do lançamento do novo Koleos, em junho de 2017. O Clio 4 se mantém como o 2º veículo mais vendido na Europa, e o Captur como o 1º crossover de sua categoria.

A Renault mantém a liderança no segmento de veículos elétricos, com uma participação de mercado de 23,8%. Os volumes de vendas aumentaram 38%. Veículo elétrico mais vendido na Europa, o ZOE registrou um crescimento de 44% de seus emplacamentos.

A marca Dacia registrou um recorde de vendas na Europa antes mesmo do lançamento do novo Duster, previsto para o início de 2018, com 463.712 veículos emplacados (+11,7%) e uma participação de mercado de 2,6%, em alta de 0,2 ponto. Esta alta é principalmente associada às performances do Sandero fase 2, lançado no fim de 2016.

Fora da Europa, todas as regiões continuam a avançar em volumes e em participações de mercado. Os emplacamentos do Grupo estão em alta de 11,6%, em um mercado que avança 3,3%. Os volumes fora da Europa representam agora 49,2% da totalidade das vendas.

O Grupo Renault fortalece suas posições, com o sucesso de sua nova gama: Renault Kaptur, Lada Vesta e Lada XRAY na Rússia, Koleos na China, Mégane Sedan na Turquia, Duster Oroch e Kwid nas Américas.

Na Eurásia, os emplacamentos estão em alta de 13,6%, em um mercado que avança 7,0%. Agora incluindo a marca Lada, a participação de mercado do Grupo avançou 1,4 ponto, para 24,5%, principalmente graças à dinâmica na Rússia.

O mercado russo está em alta pela primeira vez em quatro anos e avançou 12,2%. O Grupo aumentou suas vendas em 16,9% (incluindo a Lada). Em 2017, mais de um carro em cada quatro vendidos na Rússia foi da marca Lada ou Renault.

Lada registrou uma alta de 17,0%, com uma participação de mercado de 19,5% (+0,8 ponto) graças ao sucesso da renovação da gama, principalmente com os modelos Lada Vesta e Lada XRAY.

A marca Renault alcançou uma participação de mercado recorde de 8,5%, em progressão de 0,3 ponto. O Kaptur registrou 30.958 emplacamentos e o Duster, 43.715.

A Rússia se mantém como o segundo mercado do Grupo, com a consolidação dos volumes da Lada.

Na Turquia, a Renault atingiu um nível histórico de vendas, com uma alta de 7,0% (130.276 veículos), em um mercado em queda de 2,8%. O sucesso do Mégane Sedan se confirma com quase 39.300 emplacamentos. A participação de mercado da marca aumentou 1,3 ponto, ficando em 13,6%, e a Renault é agora a primeira marca do país em veículos de passeio e comerciais leves.

Na região Ásia Pacífico, os emplacamentos aumentaram 17,0%, em um mercado em alta de 2,7%.

Na China, a Renault vendeu mais de 72.100 veículos, contra 35.278 em 2016, dobrando, assim, seu volume de vendas no ano. O sucesso do novo Koleos se confirma com mais de 43.400 emplacamentos.

Após um forte crescimento em 2016 marcado pelo lançamento dos modelos SM6 e QM6, a Renault Samsung Motors registrou uma queda de 10,1%, devido à ausência de um novo modelo em um mercado extremamente competitivo.

Na África – Oriente Médio – Índia, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 8,4%, em um mercado que aumentou 2,0%. A participação de mercado avançou 0,4 ponto, para 6,6%.

No Irã, as vendas avançaram 49,3%, com uma participação de mercado recorde de 10,8% (+2,4 pontos), graças ao sucesso do Tondar e do Sandero.

Na Índia, a Renault se mantém como a primeira marca de automóveis europeia, com 3,1% de participação de mercado. As vendas caíram 14,9%, aguardando o avanço do Captur.

No Magrebe, as vendas do Grupo avançaram 5,6%, em um mercado em queda de 4,7%. A participação de mercado ficou em 42,4%, em alta de 4,1 pontos, principalmente como resultado da performance na Argélia, onde o Grupo atingiu uma participação de mercado recorde de 62,8%, em alta de 11 pontos.

Na região Américas, as vendas aumentaram 9,9%, em um mercado em alta de 7,2%, com uma participação de mercado de 6,7%, em alta de 0,2 ponto.

O Grupo continua a se beneficiar plenamente da recuperação do mercado brasileiro, que avançou 9,3%. As vendas aumentaram 11,4% e a participação de mercado atingiu um nível recorde de 7,7% (+0,2 ponto), graças aos bons resultados dos novos modelos Captur e Kwid. Lançado em agosto, o Kwid já totaliza quase 22.600 vendas.

Em um mercado argentino em alta de 26,4%, o Grupo cresceu 16,3%, aguardando o avanço do Kwid.

Grupo Renault: perspectivas comerciais para 2018

Em 2018, o mercado mundial deve ter um crescimento de 2,5% em comparação com 2017. O mercado europeu deve ter uma alta de 1%, com uma progressão de 1% para a França.

Fora da Europa, o Brasil deve ter uma alta de 5% e a Rússia, de quase 10%. A China deve crescer 5%, e a Índia, 6%.

Neste contexto, em 2018 o Grupo deve colher os frutos de uma gama renovada em todas as regiões e manter o crescimento2 das vendas principalmente fora da Europa, em linha com o novo plano ‘Drive the Future’.
1 Em perímetro constante
2 Em perímetro constante

Total das vendas do Grupo por região: Acumulado no fim de dezembro*
Veículos de passeio + comerciais leves 2017 2016 % variação
França 673.852 651.780 3,4%
Europa** (exceto França) 1.237.317 1.158.171 6,8%
Total França + Europa 1.911.169 1.809.951 5,6%
África – Oriente Médio – Índia 532.391 491.301 8,4%
Eurásia 732.786 645.278 13,6%
Américas 389.419 354.241 9,9%
Ásia Pacífico 195 869 167 403 17,0%
Total exceto França + Europa 1.850.465 1.658.223 11,6%
Mundo 3.761.634 3.468.174 8,5%
*Vendas
**Europa = União Europeia, Islândia, Noruega & Suíça.
Total de vendas por marca Acumulado no fim de dezembro*
2017 2016 % variação
RENAULT
Veículos de passeio 2.264.075 2.094.905 8,1%
Veículos comerciais leves 406.914 392.977 3,5%
Veículos de passeio + comerciais leves 2.670.989 2.487.882 7,4%
RENAULT SAMSUNG MOTORS
Veículos de passeio 99.846 111.097 -10,1%
DACIA
Veículos de passeio 610.160 542.463 12,5%
Veículos comerciais leves 45.075 41.752 8,0%
Veículos de passeio + comerciais leves 655.235 584.215 12,2%
LADA
Veículos de passeio 324.694 274.968 18,1%
Veículos comerciais leves 10.870 10.012 8,6%
Veículos de passeio + comerciais leves 335.564 284.980 17,8%
GRUPO RENAULT
Veículos de passeio 3.298.775 3.023.433 9,1%
Veículos comerciais leves 462.859 444.741 4,1%
Veículos de passeio + comerciais leves 3.761.634 3.468.174 8,5%
*Renault (inclusive Alpine: 7 unidades vendidas em 2017)
Grupo Renault: 15 principais mercados no fim de dezembro de 2017
Volumes em 2017* (unidades) Veículos de passeio + comerciais leves
Market Share em 2017 (em %)
1 FRANÇA 673.852 26,44
2 RÚSSIA 448.270 28,02
3 ALEMANHA 228.046 6,14
4 ITÁLIA 215.901 9,98
5 ESPANHA 185.760 12,95
6 TURQUIA 178.646 18,68
7 BRASIL 167.147 7,69
8 IRÃ 162.079 10,81
9 REINO UNIDO 115.262 3,96
10 ARGENTINA 115.243 13,34
11 ÍNDIA 112.489 3,07
12 COREIA DO SUL 100.537 5,71
13 BÉLGICA + LUXEMBURGO 88.547 12,90
14 CHINA 72.137 0,26
15 MARROCOS 70.536 41,84
*Dados do fim de dezembro 2017 (vendas), exceto Twizy.
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome