Piloto terá início nos prédios públicos e condomínios atingindo a mais de mil famílias
A Prefeitura Municipal de Guararema a partir de contrato com a cooperativa Guararecicla deu início a um projeto piloto de coleta seletiva. Na segunda-feira (04/12) o prefeito Adriano Leite e o presidente da Guararecicla, Edson Bombacini, assinaram a ordem de serviço para início dos trabalhos em evento com a presença de vereadores, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e apoiadores da ação. O projeto é uma das metas do plano de governo do prefeito Adriano Leite e começou a ser construído em setembro de 2015 com a aprovação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
A coleta seletiva consiste no processo de separação de todo lixo seco, que pode ser reciclado, como plástico, papel, papelão, vidro e metal do resíduo orgânico. Este processo é de extrema importância para toda a sociedade, auxilia no desenvolvimento sustentável do planeta, além de exercer impacto positivo no orçamento municipal.
Em Guararema a coleta seletiva terá início nos prédios públicos municipais e em 25 condomínios. No mês de dezembro os condomínios contemplados com a coleta são: Residencial Pau d’Alho – Condomínio Paineiras, Ponte de Pedra, Greenwood, Forest Hills e Alpes de Guararema. Nestes locais a coleta conta com o apoio e responsabilidade dos síndicos. Já os 64 prédios públicos municipais já contam com agentes facilitadores.
Uma vez por semana, um caminhão de coleta seletiva passará nos condomínios que fazem parte do projeto piloto recolhendo os materiais recicláveis separados pelos moradores. Por isso o apoio da população também é fundamental.
“Essa é uma das metas do plano de governo que está se concretizando depois de muito trabalho da nossa equipe técnica após a aprovação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Coleta seletiva é sinônimo de saúde pública, respeito ao meio ambiente, geração de emprego, fonte de renda e sustentabilidade. Nosso objetivo é de iniciar agora com o projeto piloto e gradativamente estender para todo o município para isso precisamos muito do apoio da população na separação do lixo reciclável do lixo úmido”, disse o prefeito que falou do conjunto de medidas da política ambiental que envolve a coleta seletiva, o programa Guararema Cidade Natal com a transformação das PETs em enfeites e as melhorias na coleta de lixo e varrição.
O presidente da Guararecicla, Edson Bombacini, falou de todo o trabalho que envolveu a formalização da cooperativa com o apoio da Prefeitura desde 2016 até a contratação. A cooperativa conta com oito cooperados e agora irá iniciar um processo para captação de novos cooperados que trabalham com reciclagem. Para a realização dos trabalhos a Prefeitura irá ceder os maquinários necessários como caminhão, prenda enfardadeira, balança e mesa de triagem, além dos equipamentos administrativos.