Mercado livreiro brasileiro segue em crescimento no 2º período de 2018, mostra Painel SNEL/Nielsen

Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

0
464
SB post

No acumulado do ano, o mercado totalizou um aumento de 4,45% das vendas em exemplares, com faturamento 12,32% maior.

O fechamento do segundo período* de 2018 para o mercado livreiro confirmou a boa campanha de vendas de volta às aulas e manteve importante avanço em comparação ao ano anterior.

As vendas em volume cresceram 4,73%, enquanto o faturamento continuou na casa dos dois dígitos, com 10,42%. Esse intervalo também foi marcado pela forte presença dos produtos de volta às aulas, inclusive universitários, com preços mais altos e descontos menores.

No acumulado do ano, o mercado totalizou um aumento de 4,45% das vendas em exemplares, com faturamento 12,32% maior.

Tendo em vista que a inflação em 12 meses foi de 2,84%, a perspectiva é de um ano de recuperação gradativa, de acordo com Ismael Borges, líder da Nielsen Bookscan Brasil. “Chama a atenção a combinação de preço médio mais alto associado a um nível de desconto baixo, inclusive para o período. Uma boa fórmula para garantir um melhor faturamento”, comenta.

Esses são alguns dos dados do 2º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

* T. Mercado – Período 02: 2017 (30/01 a 26/02/2017) x 2018 (29/01 a 25/02/2017)
** T. Mercado – Acumulado WK01 / WK08: 2017 (02/01 a 26/02/2017) x 2018 (01/01 a 25/02/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1940, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
Gabriela Leal – Assessora de Comunicação
assessoriacomunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN – Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de medição e análise de dados que fornece a visão mais completa e confiável sobre os consumidores e os mercados ao redor mundo. Nosso enfoque une dados Nielsen com informações de outras fontes para auxiliar nossos clientes globalmente a entender o que está acontecendo agora, bem como no futuro, e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen tem proporcionado informações e análises com base em rigor científico e inovação, desenvolvendo continuamente novas formas de responder às questões mais relevantes sobre as indústrias de mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 empresas mais importantes na Standard & Poors, a Nielsen está presente em mais de 100 países, representando 90% da população mundial. Para saber mais, visite: www.nielsen.com.

CONTATO COM A IMPRENSA
Angélica Vargas – Comunicação Externa Brasil
angelica.vargas@nielsen.com / (+55 11) 4613718

Website: http://www.snel.org.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome