Hospital de Diadema incentiva leitura para melhorar período de internação de pacientes

0
703
????????????????????????????????????
SB post

Acervo conta com mais de 400 livros com temas de romance, policial, ficção, infantil, além de revistas

Por: Renata Nascimento                                         Foto: Thiago Benedetti

Trazer conforto e alegria para aqueles que permanecem internados, além de incentivar o hábito da leitura, são alguns dos objetivos do Projeto Biblioteca Circulante do Hospital Municipal (HM) de Diadema, que empresta livros para pacientes internados e acompanhantes.

Para a diretora de apoio assistencial do HM, Luiza Endo, a biblioteca faz parte das ações de humanização com pacientes e funcionários. “Para muitas pessoas a internação pode ser um momento de fragilidade e sofrimento. A leitura pode propiciar lazer e relaxamento terapêuticos e beneficiar o paciente”, explica.

Os resultados são confirmados também em uma pesquisa da bibliotecária Eva Maria Seitz, realizada sobre biblioteca no ambiente hospitalar, em Santa Catarina. De acordo com o estudo, quando o paciente lê, cria um universo independente, que auxilia no desligamento dos problemas, angústias, proporcionando um alívio das tensões emocionais, o que contribui para o bem-estar. A pesquisa foi publicada em 2005, na revista virtual na área de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia disponível no site https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/452/567.

Como funciona

Dois períodos por semana, manhã e tarde, uma funcionária do hospital circula pelos andares de internação, com um carrinho de livros, para incentivar a leitura. A anotação do empréstimo, um livro a cada vez, é feita em uma ficha com informações do nome, leito e andar.

Os livros ficarão locados no 10º andar. São mais de 400 obras catalogadas com temas de romance, policial, ficção, infantil, além de revistas.

Para ampliar o acervo, o HM também está recebendo doações de livros de leitura em bom estado. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone 4061 7000, ramal 174.

Humanização

Além da Biblioteca Circulante, o Hospital Municipal adotou uma série de mudanças para humanizar o atendimento. Entre elas estão a criação de um grupo de trabalho (GT) para acompanhar e avaliar os fluxos e procedimentos, implantação de ouvidoria, criação do ‘Posso Ajudar’ para auxiliar pacientes e acolher melhor usuários e familiares, controle de acesso das portas do hospital, além de pesquisas e ações de educação permanente.

O Hospital Municipal de Diadema atende diariamente cerca de 700 pessoas. Para isso, possui 197 leitos de internação. Por mês, 700 pessoas ficam internadas no HM e o tempo médio de permanência é de seis dias.

Serviço

Hospital Municipal (HM) de Diadema

Avenida Piraporinha, 1.808 – Piraporinha.

Tel.: 4061-7000.

Website: www.diadema.sp.gov.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome