Para quem pensa em começar um negócio virtual, investir em marketplace é uma ótima forma de se inserir no mercado; visto que estas plataformas permitem que o produto seja exposto em e-commerces reconhecidos pelo público. Grandes marketplaces como Walmart, Submarino e Mercado Livre recebem cada dia mais empresas dispostas a vender seus produtos.
A grande vantagem de trabalhar com marketplaces é a visibilidade que os produtos da loja têm, pois ficam expostos para qualquer pessoa em qualquer localidade e quanto mais plataformas o lojista estiver presente, maior será o número de acessos e compra. Assim a empresa consegue atender mais clientes e ter mais lucro. Os marketplaces trabalham com formas seguras de pagamento, o que faz com que o consumidor sinta confiança em comprar e saber que terá seu dinheiro de volta se não receber o produto.
Ao trabalhar com essas plataformas, é preciso atualizar constantemente as informações dos produtos. Para evitar erros e otimizar o serviço, as empresas utilizam o sistema Hub para realizar a tarefa; ele envia os dados para plataformas como B2W e Via Varejo, que são junções de vários marketplaces, e atualizam os status dos produtos nas vitrines, dessa forma o proprietário tem um acesso unificado a todas as plataformas que trabalham.
Com o grande número de pedidos, é preciso que a empresa tenha controle do estoque, pois não pode vender um produto que não está disponível; se isso ocorrer, trará complicações para a própria loja, visto que o consumidor dará uma avaliação ruim e irá desencorajar outros usuários de comprar com aquele vendedor. O feedback é cadastrado pelo sistema SLA, sigla em inglês para Service Legal Agreement, que controla por meio do feedback do consumidor se o vendedor está cumprindo com os requisitos exigidos pela plataforma; também define quais medidas devem ser tomadas pela empresa caso ocorra algum incidente. Em casos de avaliações muito baixas, alguns vendedores são retirados do marketplace. Por isso, a comunicação com o cliente é muito importante, assim como o bom atendimento. Quando o consumidor é bem atendido e tem todas as dúvidas sanadas, fica satisfeito com a compra e as chances de fazer uma avaliação positiva são maiores.
É aconselhado que as vendas realizadas nessas plataformas sejam apenas um complemento ao lucro da empresa, que deve possuir uma loja virtual própria para efetuar vendas diretas e fortalecer sua marca. Segundo a Go Biz , empresa de marketing digital, é uma forma de impedir que o negócio fique dependente desses grandes varejistas e caso apareçam empecilhos futuros na veiculação dos produtos, a empresa continuará a ter lucro mesmo sem o auxílio do marketplace.
Website: https://www.gobiz.com.br/