Você sabe o que é o 5S? Tem certeza? Descubra mais

Muita gente conhece essa técnica do Lean Manufacturing, mas poucas pessoas sabem realmente como aplicá-la direito. Descubra onde você pode estar errando…

0
758
SB post

5S é uma técnica de organização do ambiente de trabalho muito disseminada na filosofia do Lean . Ela é tão famosa, que muita gente sugere começar a implementação do Lean Manufacturing aplicando esta técnica. E é aí que está o maior erro na sua aplicação! Vamos entender melhor…

O nome 5S é uma sigla para 5 palavras em japonês: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketso (Higiene) e Sshitsuke (Disciplina). A técnica segue justamente estes passos. Primeiro se avalia os itens no ambiente de trabalho para ver o que estamos usando e o que está “sobrando”. Em seguida, organizamos tudo, deixando o que usamos próximo e o que não usamos distante, devidamente armazenado. Após a organização, devemos limpar o ambiente e criar padrões para manter a higiene. E, o último passo, é desenvolver a disciplina nas pessoas para manter tudo organizado.

É justamente nesse passo que a coisa começa a desandar. Quem já passou pela experiência do 5S sabe que é extremamente difícil de fazer as pessoas “andarem na linha”. Em geral, para corrigir este problema, implementa-se programas de auditoria do 5S, inclusive com punições atreladas à remuneração dos mais “indisciplinados”. E isso tampouco adianta.

Onde está o problema? O problema está na cultura. É necessário trabalhar antes a cultura Lean dentro da empresa, senão o 5S não irá ser bem sucedido. E, por trabalhar a cultura, eu não quero dizer contratar japoneses, seres “superdisciplinados”. Por trabalhar a cultura, eu quero dizer que é necessário fazer com que as ações sejam prazerosas para os envolvidos. Eu quero dizer, explicar os conceitos do Lean para os participantes. Deixar que eles se orgulhem do bom trabalho. Essa é, no fundo, a grande essência da metodologia! Quem não entender isso, vai ter cada vez mais insucessos em suas empreitadas.

Se você se interessou sobre o tema, pode buscar um curso grátis de Lean e aprender mais. O curso do Link é da FM2S, especialista na implementação de programas Lean nas empresas. Ela também disponibiliza um curso grátis de 5S .

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome