I Encontro de Pacientes Incontinentes e Ostomizados no Centro Cultural

0
589
SB post

Na manhã de ontem, terça-feira (5), a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde e do CIR (Centro Integrado de Reabilitação), promoveu I Encontro de pacientes Incontinentes e Ostomizados no Centro Cultural.

Com o tema central “Qualidade de vida, sexualidade e produtos disponíveis no mercado”, o encontro proporcionou aos participantes informações sobre a importância da socialização, da prática de atividade física, do lazer, além de orientações sobre sexualidade.

Empresas representantes desses materiais participaram do encontro e trouxeram as últimas novidades do mercado. Os pacientes ganharam brindes e participaram do jogo mito ou verdade, onde puderam sanar todas suas dúvidas. Os profissionais também prestaram assessoria informando como usar corretamente os equipamentos, além de dicas de saúde e higiene.

O encontro contou com a presença de enfermeiras estomatoterapeutas e do presidente da Associação Valeparaibana de Ostomizados, Mário Romero.”Esse encontro traz a oportunidade do ostomizado poder se relacionar com outros ostomizados. O objetivo é dizer a eles que vale a pena viver”, disse.

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde e do CIR (Centro Integrado de Reabilitação), oferece atendimento aos pacientes ostomizados e incontinentes através do acompanhamento com consultas mensais e distribuição de insumos.

Os pacientes ostomizados são aqueles que apresentam algum tipo de alterações no intestino ou na bexiga, que prejudica a eliminação das fezes e da urina. Já os pacientes incontinentes são aqueles que, por alguma alteração no trato urinário, sofre perda involuntária da urina, necessitando de dispositivos para esvaziamento da bexiga (cateterismo vesical – “sondagem”) e equipamentos externos coletores.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome