Moradores de Diadema aprendem como fazer hortas

0
1860
SB post

Por: Natielly Santos  Foto: Thiago Benedetti

Instruídos por técnicos do Programa Agricultura Urbana da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema, moradores do bairro Conceição começaram ontem, 10/10, nas dependências do Centro Comunitário Jardim Santa Cândida, a aprender como fazer uma horta orgânica. O objetivo do curso de capacitação é que esses munícipes melhorem a qualidade da alimentação, invistam na saúde, além de passarem a ter mais uma opção de geração de renda familiar.

No curso, com aulas teóricas e práticas, os moradores começam a aprender como fazer uma horta com técnicas de agroecologia, em que o cultivo de hortaliças é realizado sem agrotóxicos, que agridem o indivíduo e o meio ambiente. Nos encontros serão ensinadas técnicas de plantio e tratos culturais, como fazer uma horta e os locais mais adequados para fazer a plantação. Também será explicado como é o ciclo e o processo de desenvolvimento das hortaliças, como e quando regar, quais os tipos de solo, rotação de culturas, entre outros.

Já na próxima semana, os alunos vão aprender sobre o manejo da fertilidade do solo e como fazer sem agrotóxicos o controle de pragas e doenças. Para isso, os técnicos da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema vão explicar sobre adubação orgânica, compostagem, defeitos físicos e químicos do solo e os remédios adequados para manter a saúde das hortaliças . “Além de visar a capacitação agroecológica, o curso procura atender as diversas iniciativas da população e é importante porque proporciona o resgate do saber popular sobre a agricultura urbana”, diz o secretário de Segurança Alimentar, Atevaldo Leitão.

Uma vez capacitados, os moradores passam a dividir a responsabilidade pela nova horta, na qual cada um passa a cuidar de um canteiro em particular. Já em dezembro, o técnico voltará para discutir e analisar com os horticultores as dificuldades que os moradores encontraram no manejo das hortas. Para o aposentado Agostinho Braz, o curso traz diversos benefícios. “É um incentivo para mudar a alimentação e torná-la mais saudável e também uma maneira de me reaproximar das minhas origens, já que fui criado na roça. Sem contar que valoriza o terreno do nosso centro comunitário, antes utilizado para descarte de entulho”, explica ele.

Programa Agricultura Urbana

O Programa Agricultura Urbana da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema estimula e apóia iniciativas de produção agroecológica, em espaços públicos ou particulares, promovendo segurança alimentar e nutricional à população de Diadema e ocupando espaços ociosos do município. O Programa também intensifica o convívio entre as pessoas da comunidade e eleva a autoestima a partir de atividades comunitárias, possibilitando a geração de renda. Além disso, estimula o consumo de alimentos sem agrotóxicos, permitindo uma alimentação mais saudável e equilibrada aos envolvidos, com respeito ao meio ambiente.

O Programa Agricultura Urbana estimula e apoia iniciativas de produção agroecológica, em espaços públicos e/ou particulares, promovendo segurança alimentar e nutricional à população de Diadema e ocupando espaços ociosos do município. Até o mês passado, o Programa já criou 46 hortas, sendo 18 comunitárias, 18 escolares, 7 ocupacionais e 3 institucionais.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome