Para evitar transtornos: Temporada em Orlando orienta turistas sobre o despacho de bagagens

Desde abril do ano passado, ANAC definiu as novas regras para o despacho de bagagens em voos internacionais. Com isso, os preços das passagens, às vezes até promocionais, não reluzem esse custo

0
463
SB post

Sair de férias significa descansar. Mas, se alguns cuidados não forem observados, o sonho da viagem tranquila pode durar pouco, ainda mais se esta for internacional. Segundo o CEO da Temporada em Orlando, Wendel Ferrari, turistas que estão indo pela primeira vez para Orlando precisam ficar atentos a várias regras, como as mudanças recentes realizadas pela ANAC quanto ao despacho de bagagens.

“Fazer uma viagem internacional requer alguns cuidados extras, como a emissão do passaporte, a requisição e obtenção do visto, a compra da passagem aérea, reserva de hospedagem, além do seguro viagem. E, adicionalmente, nossos clientes passaram a ter mais uma preocupação, o controle com o peso das bagagens. Recebemos diversas perguntas ao dia sobre o assunto, pois ainda pairam as dúvidas”, salienta o executivo.

Na regra antiga, era possível despachar volumes com até 32Kg em voos internacionais por pessoa. “Agora não existe mais essa cota. Cada companhia é livre para definir a cobrança de cada bagagem. Ou seja, na hora de comprar as passagens é necessário ficar atento às regras de cada uma delas, pois o que pode parecer uma promoção ou oportunidade única acaba não sendo por conta da cobrança do despacho”, aponta o especialista, que elenca, a seguir, algumas dicas importantes para evitar esse tipo de transtorno:

1- Bagagem de mão: com a mudança, cada passageiro passa a ter direito a carregar uma bagagem de até 10 kg, além de um item de mão, como: bolsa, sacola, mochila e afins. “Apesar de parecer uma vantagem, o aumento de mais 5 Kg acaba sendo um transtorno para o passageiro, pois ele precisa carregar a mala durante todo o trajeto até a aeronave, sem se esquecer de um detalhe importantíssimo: que a mesma será alocada no compartimento de bagagens de mão do avião, que é pequeno”, alerta Ferrari.
Adicionalmente o especialista lembra da importância de colocar, na bagagem de mão uma muda de roupa e itens de primeira necessidade (remédios, pasta de dente e agasalho), por exemplo. “Caso a bagagem principal seja extraviada, o turista conseguirá se organizar nas horas seguintes com o que tiver disponível na mala de mão”, ressalta Ferrari.

2- Bagagem despachada: desde abril de 2017, cada despacho é cobrado à parte, tendo o seu cálculo variado conforme a companhia, que leva em consideração: peso, quantidade de malas e tamanho das mesmas. Veja alguns exemplos:

a. AZUL -> para os voos para os Estados Unidos, a companhia permite levar até 3 volumes de 23Kg na classe executiva e até dois volumes de 23 Kg na classe econômica. Outra peculiaridade é que crianças entre zero e dois anos incompletos não possuem franquia de bagagem em sua tarifa, porém os pais ou responsáveis poderão despachar um carrinho ou um bebe conforto sem custo adicional. Mais detalhes aqui.

b. LATAM -> em voos internacionais, a bagagem de mão, na tarifa econômica é de 10Kg, mas nas tarifas Premium Economy ou Premium Business, o limite é de até 16Kg. Para saber a dimensão da mala permitida, clique aqui. Já para o despacho, em voos para os Estados os Unidos, as regras são: até duas peças de 23Kg cada ao viajar na classe econômica; ou até três peças de 23 kg cada, nas cabines Premium Economy ou Premium Business. Contudo, quem comprou a passagem antes de 18 de maio de 2017, o limite será de até duas peças de 32Kg cada e até 3 peças de 32 Kg cada, respectivamente conforme as cabines listadas anteriormente. Mais detalhes, clique aqui.

c. AVIANCA -> para passagens adquiridas a partir de 25 de setembro de 2017, nas tarifas Promo, Econômica e Flex, é possível despachar até duas peças de 23 Kg cada, e na Business Promo ou Business, até três, também de 23 kg cada. As passagens de bebês de zero a 23 meses, permite o despacho de uma bagagem de até 10 kg, em todas as tarifas e classes. Mais informações, aqui.

d. AMERICAN AIRLINES -> é possível despachar até dois volumes, de até 23 Kg cada, na classe econômica e de até 3 volumes, com 32 Kg cada, nas classes Executivas e Premium. Vale lembrar que, a partir de agora, bagagens “inteligentes”, ou seja, com dispositivos de carregamento, só poderão voar se as baterias forem removidas. Mais informações, disponíveis aqui.

e. GOL -> a passagem Light não inclui o despacho de bagagens e, neste link constam os preços para cada mala com até 23 Kg cada, variando o preço conforme o canal da compra, se via internet ou se no balcão de check-in. Para as tarifas Programadas e Flexíveis, o passageiro poderá despachar até uma bagagem com 23 Kg; e na GOL Premium, disponível para voos internacionais, é possível despachar até duas bagagens gratuitamente. O site da GOL oferece, inclusive, um simulador de orçamento de preços conforme do número de malas.

3- Bagagens extraviadas: para evitar esse tipo de problema, Wendel Ferrari recomenda que o turista não faça o ckeck-in muito próximo ao horário do embarque e que evite conexões com menos de 2h30 de intervalo em voos internacionais. “Também é bom evitar conexões entre diferentes companhias ou que não possuam acordo de compartilhamento de voo. Na volta, retire as etiquetas antigas da bagagem e confira, no check-in de retorno, os dados da nova etiqueta”, alerta o especialista. Ferrari ainda explica que é muito importante colocar cadeados e identificar a mala, tanto com o nome, endereço, e-mail e celular, sempre colocando o código (55) do Brasil e o da cidade de origem do turista, como também com um elemento que a diferencie das demais: tag, lenço ou fita. Adicionalmente, o especialista indica que o passageiro tire uma foto da mala antes de despachá-la (de dentro e de fora), uma vez que essas imagens podem determinar a identificação ou servir como prova se for extraviada. “Malas muito chiques também devem ser evitadas, pois além de chamar a atenção para eventuais roubos, não são considerados os seus custos numa eventual indenização”, informa Ferrari, ao dar a dica de sempre fazer um seguro viagem com cobertura para o caso de extravio.

Outra orientação do CEO da Temporada em Orlando refere-se a declaração de itens valiosos no momento do check-in que, apensar de ser um serviço cobrado à parte e demorado, trará mais segurança ao passageiro e ajudará no caso de extravio de bagagens.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome