Todos os anos, mais de 60 milhões de pessoas visitam a cidade norte-americana de Orlando, na Flórida. A maior parte dos turistas viaja em busca dos atrativos mais tradicionais que a cidade oferece: diversão nos mundialmente famosos parques de diversão, oportunidades de compras baratas nos “malls” da região e entretenimento de primeiro mundo em casas de shows, teatros, bares e restaurantes. Mas, nos últimos anos, a cidade tem diversificado intensamente suas opções de turismo e atraído um tipo diferente de viajante. Hoje, Orlando se consolida como um polo turístico multivariado, desejado pelos públicos mais diversos – inclusive por quem adora aventuras radicais, passeios ao ar livre e atrações em contato com a natureza.
Orlando se situa em uma área geográfica privilegiada. A cidade abriga mais de 100 lagos naturais e 100 parques. Junto a um clima agradável o ano inteiro, com altas temperaturas e poucas chuvas, Orlando tem se tornado o paraíso dos turistas que buscam por férias sob o sol. Praticamente todos os lagos e áreas naturais receberam o tratamento turístico típico dos Estados Unidos, com estrutura completa para os visitantes passarem o dia com tranquilidade, experimentarem atrações inusitadas, alimentarem-se e poderem comprar souvenires ao final do passeio. Combinação ideal para as férias.
O NOVO TURISTA BRASILEIRO EM ORLANDO
O brasileiro Wendel Ferrari, administrador do website Temporada em Orlando, percebeu uma mudança no perfil dos turistas que visitam a cidade. “Nos últimos anos, os parques de diversão deixaram de ser as únicas atrações visitadas pelos brasileiros”, conta. “Apesar da maior parte das pessoas ainda querer ver os personagens de filmes, um grande número de turistas busca por opções diferentes do que fazer em Orlando, e felizmente opções é que não faltam”, conta o empresário, que atua há quase 20 anos no aluguel de casas em condomínios na cidade para turistas brasileiros. “Quando vêm para cá, geralmente com a família, os brasileiros adoram ir juntos praticar esportes aquáticos, mergulhar com os tubarões, andar de caiaque e se divertir na água. É uma pausa agradável e saudável depois de filas e mais filas nos brinquedos dos parques”, explica Wendel.
NATUREZA DENTRO E FORA DOS PARQUES
Os próprios parques de diversão já se adaptaram há alguns anos para receber esse novo tipo de turista. No parque Walt Disney World, por exemplo, duas das atrações mais populares são o Sammy Duvall Watersports Centre, que oferece aulas de esqui aquático e demais modalidades “radicais”, e o Epcot Divequest, uma experiência única de mergulhar em um gigantesco aquário com centenas de espécies marítimas diferentes, variando de peixes a tartarugas, de arraias a tubarões. Apesar de exigir que o turista tenha um certificado de mergulho, o Epcot Divequest é uma das atividades mais populares na cidade. As fotos de mergulho ao lado dos tubarões, em especial, são recordistas de compartilhamentos nas redes sociais.
PADDLEBOARD – UM DOS GRANDES SUCESSOS DE PÚBLICO
Outra atividade de enorme sucesso é o Paddleboard Orlando. Às margens de um imenso lago privativo, de águas quentes e azuis, o complexo oferece aulas de paddleboard – modalidade de esporte aquático em que a pessoa fica de pé sobre uma prancha e se movimenta com a ajuda de remos. Existem dezenas de pranchas diferentes à escolha, das mais radicais às mais estáveis. Há, inclusive, opções de pranchas que comportam um animal de estimação ou que suportam até 12 pessoas. Após o passeio, o turista pode relaxar no restaurante do local, passar uma hora agradável no “Marilyn Monroe Spa” ou comprar equipamentos náuticos e souvenires. Um dia inteiro dentro d´água custa 75 dólares por pessoa, e inclui aulas de 10 minutos, em terra, sobre como funciona a brincadeira.
UM PARQUE AQUÁTICO COMPLETO – INCLUINDO ATÉ UMA VERSÃO INFLÁVEL
Outro grande destaque “aquático” da cidade é o Orlando Watersports Complex, que em 2009 completa 20 anos. Localizado na 8615 Florida Rock Road, o parque está a aproximadamente meia hora de carro do parque da Disney, ao sul, e da Universal, ao norte. O parque fica à beira de um lago moldado para o turismo, no qual uma enorme infraestrutura de diversão na água foi erguida. Para quem já é profissional, há espaços delimitados para a prática de wakeboarding, wakeskating, surfe aquático, kneeboarding e esqui aquático. O turista que deseja se aventurar nestes esportes e ainda não possui experiência pode participar das aulas diárias que o complexo oferece. Existem vários cabos que atravessam o lago de ponta a ponta e servem como apoio aos praticantes de wakeboard, permitindo que os novatos aprendam, com facilidade, a manter o equilíbrio sobre a prancha.
Em março, o complexo inaugurou o primeiro parque aquático inflável da cidade e um dos únicos do estado da Flórida. Chamado de “Aquapark”, a estrutura foi inspirada em blocos de LEGO e possui uma ampla extensão de módulos com obstáculos de subida, passeios planos, escorregadores e trampolins, garantindo diversão para todas as idades. O novo parque foi recebido com entusiasmo pelos moradores de Orlando, especialmente pela acessibilidade. Um dia inteiro no Aquapark – das 10h da manhã às 20h – custa apenas 40 dólares por pessoa.
Para os brasileiros, já há muitos anos, viagens a Orlando são sinônimo de férias repletas de entretenimento. No geral, associa-se a cidade aos famosos parques de diversão, porém, nos últimos anos, Orlando tem se desdobrado em inúmeras atrações para os mais diferentes tipos de público. Para os amantes da natureza e dos esportes radicais, a cidade é, cada vez mais, o destino internacional ideal para se aproveitar os melhores dias do ano.
Website: http://www.temporadaemorlando.com.br
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?