Como anda o atendimento ao cliente da sua empresa

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Como anda o atendimento ao cliente da sua empresa
SB post

Por um momento esqueça que você é empresário, sócio, diretor, atendente, e coloque-se no papel de consumidor.

Digamos que você está com um problema no sistema operacional do seu computador, e mesmo depois de muita pesquisa não descobre como consertá-lo por conta própria. Por causa das suas pesquisas, o algoritmo do Google te mostra um anúncio de uma assistência técnica especializada em sistemas operacionais, que faz uma descrição muito próxima do problema que você vem tendo, e por isso você decide entrar no site deles para verificar melhor se é realmente aquilo que vai solucionar o seu problema.

O site é muito bem feito, funcional, e como você tem um pouco de urgência, decide ligar para a assistência para explicar um pouco melhor sobre o seu problema, e tentar algumas informações sobre a faixa de preço do serviço que seria solicitado. Ao ligar, você se depara com um atendente que não tira nenhuma das suas dúvidas, e que aparentemente não vê a hora de finalizar o atendimento. Frustrante, né? É bem provável que você busque por outra assistência que realize o mesmo tipo de serviço, mas que te atenda bem.

No exemplo que mostramos, fica claro que de nada adianta sua loja ter um processo bem estruturado para levar o cliente até o momento do contato, se o seu atendimento compromete o resto da estratégia. E isso é mais comum do que imaginamos. Diversas empresas deixam de ter resultados muito melhores por não realizarem bons atendimentos.

Dito isso, como você pode melhorar o atendimento da sua empresa?

Abaixo, listamos alguns pontos que podem ajudar a melhorar essa questão, mas lembrando que não existe fórmula mágica para atender, e que é algo que demanda muito da capacidade de análise de quem atende.

Identifique o perfil do seu cliente:

Cada cliente age de maneira diferente, alguns são mais extrovertidos, outros um pouco mais diretos. Saiba identificar como o seu cliente se comporta para não acabar adotando uma linha de comunicação muito distinta da dele, afinal, alguém que é mais reservado não vai gostar de ouvir várias piadinhas durante o atendimento.

Conheça o seu produto/serviço:

Tenha propriedade para falar sobre o produto/serviço que você oferece. Você e sua equipe precisam estar afinados quando o assunto é esse. Saber sobre aquilo que você está vendendo é essencial no processo de atendimento e pode ser decisivo para a concretização do negócio.

Aprenda a ouvir antes de oferecer uma solução:

Ninguém gosta de chegar em um lugar onde já vão empurrando coisas e mais coisas, informações atrás de informações logo de cara. Primeiro ouça o seu cliente, para depois levar o atendimento de forma que ele se sinta confortável, e não assustado.

Faça reuniões e treinamentos com a sua equipe:

É muito importante que se faça reuniões com quem faz parte do atendimento. Ouvir as experiências de todos é algo que sempre contribui para deixar o seu negócio cada vez mais lapidado. Além disso, treinamentos periódicos também são muito importantes para manter seus funcionários atualizados, e para passar feedbacks sobre o que vem sendo feito.

Não precisa ser um poço de simpatia, mas também não precisa ser mal educado:

Assim como os clientes, quem atende também tem seu perfil, sua personalidade, que por outro lado, não é pretexto para ser mal educado. Você não precisa mudar quem você é para realizar um bom atendimento, basta saber dosar seu ritmo e ser profissional.

Disponibilize diferentes canais de atendimento:

Em alguns casos os meios digitais chegam a ser os únicos canais de atendimento, que assim como os locais que atendem presencialmente, demandam da mesma atenção e preparo citados acima. Se você ainda não tem nenhum meio de canal digital, considere implementar algumas ferramentas, como o WhatsApp Business, o Instagram ou um chat em seu site. Não se esqueça, que é o cliente que escolhe onde e como quer ser atendido.

Com essas dicas, é possível melhorar o panorama geral do atendimento da sua empresa. Se você achar que não está apto para implementar essas mudanças, existem também algumas outras possibilidades, como por exemplo, contratar uma empresa de consultoria, ou terceirizar o seu atendimento.

Esperamos que este post seja útil para você! Você pode utilizar os comentários abaixo para relatar algumas experiências suas com atendimento, ou deixar críticas e sugestões.

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