Você sabe o que é Microbiota Intestinal e Simbióticos?

Atualmente tem se falado muito sobre o intestino e sua relação com o estado geral de saúde, que inclui desde obesidade até alteração do humor. Então, a pergunta que fazemos é: de que forma o uso de simbióticos apresentam resultados satisfatórios?

0
507
SB post

No intestino temos uma grande diversidade de microrganismos, que compõe a microbiota intestinal, antigamente chamada de flora intestinal. Várias pesquisas têm demonstrado que o uso de simbióticos apresentam resultados satisfatórios. Então, o que são os simbióticos e como eles atuam em nosso organismo?

BENEFÍCIOS DE PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS
Os simbióticos são compostos de: probióticos e prebióticos. Os probióticos são suplementos alimentares a base de microrganismos vivos, que afetam beneficamente o hospedeiro, promovendo o balanço benéfico da sua microbiota intestinal. A utilização de culturas probióticas estimula a multiplicação de bactérias benéficas no intestino, em detrimento à proliferação de bactérias potencialmente prejudiciais, reforçando os mecanismos naturais de defesa do hospedeiro. Alguns exemplos de probióticos utilizados com frequência são: as bactérias pertencentes aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, sendo o íleo terminal e o cólon respectivamente, os locais de preferência para colonização intestinal.

Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro, por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. Os prebióticos podem inibir a multiplicação de patógenos, garantindo benefícios adicionais à saúde do hospedeiro, alguns exemplos são as fibras dietéticas, frutooligossacarídeo, inulina, e o aminoácido glutamina.

“Além da suplementação, os estudos também demonstram que uma alimentação variada em vegetais, frutas e derivados do leite também contribuem de maneira positiva na manutenção de uma microbiota saudável”, afirma Eliana Louzada, que é professora de diversos cursos de pós-graduação da Universidade Candido Mendes.
Assim, a avaliação da alimentação é indicada antes da prescrição de qualquer suplemento, inclusive dos simbióticos.

Sobre Eliana Louzada
Eliana Louzada é professora de diversos cursos de pós-graduação da Universidade Candido Mendes. Doutora em Nutrição Aplicada Humana pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduada em Fisiologia do Exercício, pós-graduada em Nutrição Desportiva, pós-graduada em Atividade Física Personalizada, Licenciada para atuação como Coach.

Website: http://www.posgraduacaocandidomendes.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome