Mais de 5,2 milhões de moradores de São Paulo ainda não foram vacinados contra febre amarela

Ação preventiva termina em 30 de maio e apenas 55,4% da população do município recebeu a dose contra a doença; vacina está disponível em todos os postos da cidade

0
518
Febre amarela
FOTO: Governo do Estado de São Paulo
SB post

Mais de 5,2 milhões de pessoas ainda não procuraram os postos de saúde do município de São Paulo para se proteger contra a febre amarela. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar 95% da população, mas até quarta-feira (25/4) apenas 55,4% dos moradores da cidade haviam tomado a vacina. A campanha, que começou em setembro do ano passado, tem prazo de encerramento previsto para 30 de maio.

“A vacina contra a febre amarela é segura e a principal ferramenta para evitar o aumento dos casos silvestres da doença”, destaca Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo.

A campanha de vacinação começou no distrito Anhanguera, na região Norte, e foi expandida para outros distritos da região após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no Horto Florestal. A zona Norte tem a melhor cobertura do município, com 85,9% dos moradores vacinados.

A ação preventiva foi expandida nos meses seguintes para outras regiões da capital, levando-se em consideração a proximidade com áreas de risco de contato com o vírus da febre amarela, como os chamados corredores ecológicos.

Em dezembro, a ação preventiva foi estendida para distritos das zonas Sul e Oeste. Até quarta-feira, a cobertura vacinal dessas regiões era de 67% e 54,2%, respectivamente. As regiões Leste e Sudeste foram adicionadas à campanha no começo deste ano. A primeira vacinou 39,7% de seus moradores e a segunda, 38,8%. No Centro, última a ser incluída na campanha, a cobertura atual é de 18,7%.

Vacinação no feriado
Desde março a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. Assim como tem ocorrido desde o início da campanha, a SMS manterá a dose disponível nas unidades que estarão de plantão neste sábado (28), assim como nos postos que estarão abertos no feriado do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, terça-feira. As unidades abrirão normalmente na segunda-feira (30).

Para se vacinar é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS. Veja as listas das unidades que estarão abertas no sábado e no feriado

Além dos plantões aos sábados e da ampliação da campanha para todas as regiões da capital, a SMS adotou outras estratégias para aumentar a cobertura vacinal nos últimos meses, como ação casa a casa e postos volantes em locais como shoppings, parques e supermercados. A última ação ocorreu na semana passada, quando agentes de saúde aplicaram a vacina em estações de Metrô, CPTM e no Poupatempo de Itaquera.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome