Dançar faz bem para o corpo, mente, alma e até para a comunidade

O Dia Mundial da Dança, comemorado em 29 de abril, mostra que é possível ficar em forma e livre do stress e ao mesmo tempo se divertir; quando entram em cena projetos sociais aí os ganhos são imensuráveis

0
544
SB post

Em 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da Unesco (Organização das Nações Unidas para a e Educação, Ciência e Cultura) em 1982. Tem como objetivo celebrar esta arte – considerada linguagem universal e promotora da liberdade de expressão – e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.

Os benefícios para a saúde são indiscutíveis. Na opinião da doutora Karina Hatano, médica do exercício e do esporte, “a dança melhora a coordenação motora, o equilíbrio corporal, o tônus muscular, a atividade aeróbica e a flexibilidade”. Para a especialista ajuda, inclusive, a reduzir o stress diário. “Aumenta o humor, promove a autoestima e permite que conheçamos os limites do nosso corpo”, resume.

Uma das modalidades que mais proporciona esses e demais benefícios é o Tango. “Os movimentos trabalham o corpo de forma espiral, induzindo um alongamento que dá mais espaço às articulações. Iniciam-se na região dos ombros, passam pela bacia e chegam aos pés, percorrendo todo o eixo vertical. Com isso, auxilia a postura e tonificação dos músculos, ajudando também no desenvolvimento do sistema circulatório e cardiovascular”, explica Vagner Ferreira, bailarino, diretor artístico e organizador da primeira edição do São Paulo Tango Festival, que acontece de 9 a 13 de maio, no Hotel Tivoli Mofarrej.

Ferreira reforça que o Tango colabora ainda na capacidade de concentração e proporciona a interação com outras pessoas, melhorando o trabalho em equipe e o respeito ao outro. “Proporciona a desinibição, a autoconfiança, a estabilidade e uma das danças que mais propicia o entendimento corporal”, pontua.

Vantagens também para a comunidade – O Tango é ótimo ainda para a comunidade. Ajuda a diminuir a violência e pode virar uma fonte de renda e profissionalização para jovens de baixo poder aquisitivo. Isso é o que pretende o projeto intitulado “Tangueando e Semeando”. Uma iniciativa da São Paulo Tango Education Program e da ASAS – Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito do Estado de São Paulo. “A proposta é levar a independência econômica, por meio da profissionalização de cada casal”, sintetiza Lucia Junqueira, estilista, empresária e diretora da Education Program.

O projeto é composto por três fases. A primeira, já realizada, consistiu em aulas e palestras realizadas nos Centros Educacionais Unificados da Cidade de São Paulo (CEUS), Organizações Não Governamentais (ONGs) e Escolas Estaduais. A segunda, que acontece agora, trata-se da audição em 8 de abril. Quem for selecionado fará aulas com professores renomados e internacionais durante o São Paulo Tango Festival e participará de um espetáculo de teatro. A terceira e última etapa envolve o aprendizado do tango, até 2021, inteiramente gratuito. Ao término dos três anos, os alunos receberão certificado e estarão aptos a prosseguirem profissionalmente na dança. “A prática do ritmo, como esporte, pode ainda auxiliar no combate à violência contra a mulher, na medida em que incentiva disciplina, respeito e igualdade. Além de levar outra cultura e hábitos diversos”, resume Ferreira.

Benefícios gerais da dança
• Perda de peso – gasto de até 700 kcal/hora.
• Redução de stress – diminui a tensão acumulada e relaxa a musculatura.
• Melhora a autoestima – aumenta a confiança com a mudança no corpo.
• Faz bem ao coração – a frequência cardíaca é equivalente a uma aula aeróbica. Também melhora a capacidade respiratória.
• Combate a depressão – liga o corpo, a mente e o espírito, traz paz interior.
• Pode ser praticada em qualquer idade – crianças, adultos e idosos, desde que tenham acompanhamento de profissional capacitado.
• Ajuda a socializar – promove a socialização e a criação de novas amizades.

Sobre o São Paulo Tango Festival
De 9 a 13 de maio, no Hotel Tivoli Mofarrej, acontece a primeira edição do São Paulo Tango Festival que vai trazer renomados artistas de dentro e de fora do País. Com programação inédita, o evento, maior do Brasil, oferecerá aulas práticas para todos os níveis, iniciante, intermediário e avançado. Também inclui bailes, espetáculo teatral e palestras sobre a história do tango e sua influência na sociedade.
Entre os 44 professores, 28 são nacionais e 16 internacionais, além do casal Kamila Rodriguez e Vagner Ferreira. Estarão presentes nomes conceituados mundialmente como Lola Diaz e Fabian Salas, Lorena Ermocida e Pancho Martinez Pey, Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, Sofia Galanaki e Ciccio Aiello, Virginia Vasconi e Julio Balmaceda, Alejandra Armenti e Daniel Juarez, Dulce Lauria e Jonny Lambert, Chelsea Eng e Christy Cote e muito mais.

Espetáculo Teatral
Ocorre em 10 de maio e promete ser uma noite e tanto de gala. Cinco integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo vão tocar uma composição original para o evento. O show contará com apresentações do famoso Sexteto Milonguero, do músico novaiorquino Craig Einhorn e de Joe Powers. Haverá ainda a participação dos jovens que fazem parte do projeto social “Tangueando e Semeando”, selecionados em audição artística. Paralelamente, um telão exibirá os depoimentos de ícones do tango, e os professores que participaram da iniciativa social vão dançar, ao vivo, ao som do quinteto. A ocasião será marcada ainda pelos diversos números de tango de casais com prestígio mundial.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome