Conquiste mais saúde e economize tempo praticando ciclismo

O ciclismo nasceu no século 19 e até hoje ganha muitos adeptos da prática, conheça mais sobre o esporte.

0
486
SB post

O ciclismo surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna em 1896, realizada em Atenas. As competições de ciclismo são divididas em quatro modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX. O ciclismo de estrada é o mais antigo e foi onde começou a surgir o ciclismo.

Com o passar dos anos foram surgindo cada vez mais variantes deste esporte, as quais foram também mudando as características das bicicletas para que essas se adaptassem melhor a determinada atividade.

As provas são realizadas em estradas utilizando-se bicicletas leves e aerodinâmicas, para que os ciclistas consigam alcançar maiores velocidades e fazerem maiores distâncias com o menor desgaste. Quando se fala em ciclismo, a grande maioria das pessoas associa a esta variante, sendo que a sua popularidade é imensa, tendo como um dos seus pontos altos o Tour de França, que é considerada a prova mais importante no circuito Mundial, que acontece todos os anos.

Competições de Pista

Nesta modalidade as pistas podem ser de concreto ou madeira. As provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas) e keirin (oito voltas na pista em que os ciclistas devem acompanhar uma bicicleta motorizada).

As bicicletas utilizadas não possuem freios e a inclinação das pistas de competição pode chegar a 42º com pistas de até 4 quilômetros de extensão.

Mountain Bike

As provas são disputadas numa pista de terra com várias irregularidades (buracos, elevações e obstáculos). Existem as seguintes categorias: Cross Country (praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas), Free Ride (em pistas com muitos saltos e descidas) e Down Hill (somente descida em alta velocidade).

https://www.bikepoint.com.br/acessorios

Competições de Estrada

Existem dois tipos principais de provas: resistência (para homens são 195 km e para mulheres 70 km) e contra o relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo). As primeiras competições oficiais desta modalidade ocorreram em Paris, no final do século XIX.

BMX

As provas ocorrem em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas modalidades: corrida (BMX Racing) e manobras (BMX Freestyle).
A prática do ciclismo, desde que feita com orientações de especialistas e acompanhamento médico, é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. É uma excelente atividade aeróbica e sua prática regular queima muitas calorias.

https://www.bikepoint.com.br/pecas

Curiosidades:

– As competições internacionais oficiais de ciclismo são organizadas pela UCI (Union Cycliste Internationale) com sede na cidade de Aigle (Suíça).

– No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

– O primeiro campeonato mundial de ciclismo de pista ocorreu no ano de 1895.

– Atualmente, as grandes potências mundiais do ciclismo são: Grã-Bretanha, Austrália, Estados Unidos e Alemanha.

– Durante uma prova em que o vento lateral é muito forte, os ciclistas de um pelotão costumam se alinhar diagonalmente. Este posicionamento é conhecido como “leque” e serve para reduzir o impacto do vento sobre o corpo destes ciclistas e também sobre as bicicletas.

– A primeira participação do Brasil em provas olímpicas de ciclismo ocorreu nos Jogos Olímpicos de Berlim (1936). A equipe brasileira foi formada pelos ciclistas Ricardo Magnani, Ferrer Dertonio e Hermógenes Netto.

– O uniforme básico dos ciclistas, que participam de competições, é composto por: capacete de fibra, luvas, sapatilhas de nylon ou microfibras sintéticas e macaquinho (roupa aderente ao corpo feita de nylon).

– O último Campeonato Mundial de Ciclismo em Pista ocorreu em abril de 2017 em Hong Kong. A Austrália ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas com 3 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze. O próximo campeonato está marcado para 2018, tendo a cidade de Apeldoon (Holanda) como sede.

Hoje em dia, há muita gente que também anda de bicicleta como hobby, como meio de transporte, como maneira de ficar em forma e como lazer. O que é uma pratica muito benéfica tanto para quem pedala, como para a nossa cidade, já que são menos gases poluentes, de carros, no ar.

Quando você andar vai perceber em pouco tempo os benefícios que andar de bicicleta trarão para sua saúde. Diversos estudos mostram os benefícios e vantagens do exercício da bicicleta. Está clinicamente comprovado que é uma das atividades mais completas e universais para prevenir dores nas costas, proteger as articulações e melhorar o sistema circulatório e imunológico, assim como manter sua saúde psíquica em ordem.

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para usar a magrela. Entenda por que cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte, ainda que eventualmente.

Depoimento de Economia de tempo utilizando a bicicleta como principal meio de transporte:

“Levo sempre 30 minutos no trajeto do trabalho até em casa, tendo trânsito ou não, com chuva ou com sol, em qualquer horário. De carro, esse tempo chegava a uma hora e meia, nos piores dias. Cheguei até a levar duas horas de carro nesse mesmo trajeto, em um dia de chuva!”.

Os Desafios Intermodais realizados em várias cidades do país comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nas grandes cidades nos horários de pico.

Saia da rotina e comece pedalar!

Website: https://www.bikepoint.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome