Atividades físicas no inverno: conheça os benefícios e não desanime

Os benefícios de treinar no inverno são diversos e com certeza algum deles se encaixa na sua realidade.

0
491
SB post

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a diminuir e as academias e parques a esvaziar. A maioria das pessoas desiste de se exercitar durante os períodos mais frios do ano, algo natural, visto que a disposição diminui e a vontade de ficar debaixo das cobertas aumenta. Porém essa ação não é o ideal nem para a sua saúde nem para aquele plano de manter o corpo em forma durante o ano todo. Além disso, os benefícios de treinar no inverno são diversos e com certeza algum deles se encaixa na sua realidade. Confira alguns motivos para vencer a preguiça e manter o estilo de vida saudável, não deixe para correr atrás do prejuízo somente no verão!

É mais prazeroso

Por mais que possa parecer estranho, se exercitar no inverno é mais gostoso, visto que as temperaturas amenas diminuem o desconforto causado pela transpiração intensa durante o verão. É uma ótima época para as pessoas que sofrem com sobrepeso e obesidade começarem a praticar atividades físicas, assim não sentirão tanto o impacto no início das práticas e se adaptarão à nova rotina com mais facilidade.

Gasta mais calorias

Quer perder peso? Então a hora é essa. O frio é um grande aliado da perda de peso, já que nos dias com temperaturas mais baixas o corpo precisa de mais calorias para se manter aquecido, o que consequentemente aumenta o gasto calórico. Segundo estudos, a prática de exercício físico no inverno aumenta até cerca de 30% o número de calorias queimadas. Exercícios físicos bem orientados e uma dieta equilibrada oferecerão uma redução considerável na gordura corporal, uma boa oportunidade de chegar no verão com aquele corpo que você tanto deseja e com a saúde em dia.

Manutenção do peso

Já está no seu peso e corpo ideal? O exercício físico vai te ajudar a mantê-los durante o inverno, época conhecida tradicionalmente pela quantidade de alimentos calóricos ingeridos para manter a temperatura corporal. Sem os treinos regulares, no verão, a luta contra a balança será mais difícil, não deixe o desânimo te dominar.

Academia/parques menos concorridos

Mesmo sabendo que não é o ideal, a maioria das pessoas desiste dos treinos durante o inverno, então aqueles que permanecem praticando conseguem mais espaço nos locais de treino, seja na academia ou nos parques. Aproveite a falta de concorrência para se dedicar ainda mais as atividades físicas.

Ajuda a controlar o sono

O inverno é uma época caracterizada pela preguiça. Normalmente, dormimos mais do que em outras épocas do ano, porém nem sempre isso é bom. O que realmente importa é a qualidade do sono e não a sua duração, as vezes dormir o dia todo não significa que o seu corpo está descansando, principalmente, se for um sono agitado.

De acordo com um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity, os praticantes de atividades físicas apresentam uma qualidade melhor de sono do que as pessoas sedentárias, pois promove um sono mais intenso e mais valioso, mas não se esqueça, os treinos devem ser realizados no mínimo duas horas antes de dormir, para que os hormônios liberados não atrapalhem a chegado do sono.

Combate às doenças típicas da época

A prática de exercício físico regularmente ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Por isso, aqueles que treinam frequentemente têm menor probabilidade de contrair gripes e constipações, pois o organismo estará mais forte e preparado para enfrentar os dias gelados. A natação, por exemplo, é uma ótima opção nesta época do ano, pois o vapor de água gerado pelas piscinas umidifica o ambiente, evitando lesões na mucosa do trato respiratório e, consequentemente, infecções virais.

De acordo com a Slade Fitness , empresa especializada em equipamentos esportivos , não importa a modalidade escolhida e o local onde as atividades serão realizadas, o importante é se movimentar. “No começo, os treinos no frio podem ser mais complicados, mas após o período de adaptação a atividade física se torna mais prazerosa e somente os benefícios serão percebidos”, explica.

Website: https://www.sladefitness.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome