O casamento é a ocasião em que duas pessoas se tornam uma, de modo a viverem uma vida comum, e a grande maioria dos casais selam essa união com uma benção religiosa. A música na celebração do matrimônio é fundamental para uma cerimônia emocionante e especial, e para tanto, são utilizados também outros recursos, como a decoração e os votos, aflorando sentimentos, lembranças e sensações. A canção compõe todos os momentos e representa parte da história daqueles que estão prestes a confirmar o amor e a cumplicidade perante à igreja, aos familiares e amigos.
Na realidade, a música está presente na vida de milhares de pessoas todos os dias, seja para distrair, festejar, se conscientizar, ou mesmo trazer a sensação de proximidade do que está distante. Por meio dela, são transmitidas mensagens de amor, amizade e cumplicidade, o que traz um sentido ainda mais significativo para o casamento. As letras e a melodia são capazes de envolver o casal em uma experiência muito particular.
Maio é o mês em que muitas mulheres desejam casar, por ser considerado o mês das noivas, reforçado pela ideia de família e união. Tornar esse momento único, em que a felicidade predomina, é uma das intenções da música na celebração do matrimônio, que está presente em todos os ritos. Para a entrada do noivo, dos padrinhos, dos pajens e das daminhas, das alianças e, em especial, da noiva, a escolha do repertório varia de acordo com o estilo do casal. Quando há uma vida cristã bastante atuante, ou por motivos devocionais, o gênero gospel costuma aparecer, sobretudo, letras que representam a história dos noivos, trilhas românticas, ou que caracterizam o momento, também se destacam.
Em alguns casos, a música na celebração do matrimônio pode ser instrumental, e permear toda a cerimônia. Tudo vai depender das escolhas, que estão livres de regras. O importante é todos os detalhes desse grande dia serem pensados cuidadosamente para trazer significado. Nesse sentido, a seleção dos músicos e instrumentos é determinante, para que o som seja reproduzido da maneira idealizada. A Jubi , empresa que atua na fabricação de órgãos eletrônicos , destaca que o instrumento possui um ótimo desempenho de arranjos e que contribui para uma perfeita harmonia na orquestra do casamento. “O órgão se faz presente em especial para os momentos em que as músicas clássicas são tocadas, como a marcha nupcial, emocionando todos os presentes”, conta. Existe uma série de outros instrumentos musicais capazes de reproduzir lindos efeitos nas músicas, que se encaixam perfeitamente com a melodia e podem torná-la ainda mais bonita.
Mesmo sendo um momento muito pessoal, o casamento em um templo religioso merece alguns cuidados, para que o foco não deixe de ser a celebração. Esse dia é dedicado aos noivos e eles devem ser os protagonistas. Assim, uma orientação é se atentar ao volume da música na celebração do matrimônio, para que não seja incômodo aos convidados, ou então se caracterize como um espetáculo. Avalie a acústica do local, bem como respeite as características presentes nele.
Website: http://www.jubi.com.br/
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?