Segundo o balanço preliminar parcial do desempenho do setor, divulgado pela associação, a expansão de unidades franqueadas deve ser de 5% a 6% e o número de redes pode ampliar 1%.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) projeta alta no setor de franquias para 2019. Após diagnosticar crescimento nominal na receita das redes, a entidade espera que o faturamento se eleve entre 8 e 10% neste ano. Além disso, a estimativa é de que haja um incremento de 5% na geração de emprego e renda.
As eleições e a volta da confiança na economia contribuíram para o otimismo. O faturamento das redes franqueadoras deve atingir, pela primeira vez, valor acima dos R$ 170 bilhões – referente ao ano passado. De acordo com dados da ABF, o segmento de Alimentação segue sendo uma boa aposta. Já tradicional no franchising, contribuiu ao crescimento de 7%.
Segundo dados do Google Trends, “franquias de comida” e o conceito “fast food” estão entre os mais pesquisados. Neste molde, nasceu em Santa Catarina, em 2016, a rede de alimentação saudável Saladices, um “practical food” que abrirá três unidades em São Paulo neste ano e registra cerca de R$ 7 milhões em faturamento desde sua abertura e espera chegar na cifra de R$ 21 milhões em 2019.
No Saladices, o buffet de saladas é o grande carro-chefe. Assim como nas redes de lanchonetes, o cliente pode optar por uma combinação de salada já selecionada ou então montar com seus ingredientes favoritos. Ao mesmo tempo, sucos, kombuchas, pratos quentes funcionais, bolos de pote, saladas de frutas, wraps e smoothies, todos nutricionalmente funcionais, incluindo produtos sem glúten e lactose, compõem o cardápio.
De acordo com o CEO da rede, Felipe Amorim, nesses dois anos de funcionamento, o negócio representa uma tendência de investimentos. “Conseguimos atuar em nichos que não param de crescer: clientes preocupados com o seu bem-estar e com a preservação do meio ambiente. Vendemos saúde e priorizamos alimentos orgânicos, fomentando também a economia dos produtores locais”. Neste período, a empresa vendeu mais de 90 mil saladas, mudando hábitos de vários clientes. Para 2019, a previsão é abrirem mais 40 lojas.
O Saladices conta atualmente com dez unidades abertas, na Grande Florianópolis, e 1 em Canoas (RS), e três franquias em obras em São Paulo. Recentemente, abriu as portas da sua loja conceito. Em um endereço cobiçado na Avenida Beira-Mar Norte, de Florianópolis, a unidade serve de vitrine tanto para a expansão em investidores, quanto para possíveis novos produtos.
O Saladices faz parte da holding J&A Soluções Inteligentes Multissetoriais. Saiba mais em www.saladices.com.br.
Website: http://www.saladices.com.br