Teste de Velocidade | Site em WordPress

0
1233
Teste de Velocidade WordPress
SB post

Existem diversos fatores que afetam a velocidades de sites desenvolvidos em WordPress. É muito comum empresas e clientes me procurarem para deixar seus sites mais rápidos, ou seja, com menor tempo de carregamento.

Vou listar os fatores mais comuns (no dia-a-dia da minha agência) que podem influenciar na velocidade de um site em WordPress:

1. Peso e Quantidade de Imagens

A maioria dos usuários não se preocupam em otimizar imagens antes de subir em seus sites. Devido ao fato do WordPress ser um CMS muito intuitivo, muitos administradores de sites sem conhecimento na área, sobem imagens muito pesadas e deixam o site lento.

Minha sugestão é sempre deixar a imagem em 72dpi e diminuir a qualidade (pode ser no photoshop) para 80% ou menos. Há casos de imagens que deixo em 50% e continuam com ótima resolução.

Além disso, sempre prestar atenção às dimensões as imagem. Se você quer usar uma imagem para uma área da página de 300×200 pixels, não há sentido subir uma imagem de 1500x1000px. Parece absurdo falar isso, mas vejo diariamente nos sites. Isso ocorre, porque quanto sobe uma imagem em uma área que já está com o espaço delimitado, a imagem é ajustada no HTML e CSS, portanto, parece que ela está pequena. Trabalhe com imagens adequadas para cada área de seu site.

2. Código do Site – HTML, CSS e Javascript

Essa parte é mais técnica, e provavelmente você irá precisar de um profissional para auxilia-lo. Recomendamos sempre “códigos limpos”, com arquivos Javascript, CSS e HMTL otimizados e minificados. Aqui não há uma fórmula, cada site deve ser analisado e otimizado de acordo com o que já está funcionando.

Quer aprender a instalar um site em WordPress? Veja o post Como fazer a instalação de um site em WordPress

3. Plugins e Temas

A facilidade de instalação de um Plugin e/ou Tema pode se tornar um verdadeiro problema para seu site em WordPress. É comum acessar o painel do WP e ver mais de 20 plugins instalados, sendo que mais de 10 nem são utilizados e a maioria deles estão desatualizados.

Certifique-se de deixar apenas os Plugins que realmente estão sendo úteis em seu site e os mantenha atualizados. Tanto para velocidade, quanto para segurança. O mesmo vale para os Temas.

4. Servidor e Hospedagem

É aqui que temos um grande problema. Muitos clientes querem um site com ótimo tempo de carregamento, mas querem pagar R$ 30,00/mês em um serviço de hospedagem compartilhada.

Não existe mágica. Bons serviços de hospedagem tendem a ser mais caros, por entregarem mais recursos.

Eu particularmente recomendo a Hospedagem do WP ENGINE, por ser um servidor otimizado para WordPress com ótimo suporte. A desvantagem é que eles não oferecem serviço de e-mail, portanto, você teria que fazer isso separadamente.

 

Dessa forma, listei os 4 principais fatores que vejo afetando a performance de sites em WordPress. Vale a pena fazer uma análise de seu site, pois o tempo de carregamento influenciará tanto no SEO (ranking das buscas orgânicas do Google), quanto nas conversões de seu site, uma vez que visitantes tendem a abandonar um site que está demorando para carregar.

Caso queira fazer um teste da velocidade do seu site, utilize o banner abaixo:

WordPress Speed Test

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome