Na capital, Estado oferece acolhimento social à refugiados

Criada em 2014, Casa de Passagem Terra Nova atende prioritariamente famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas

0
563
A2img/ Marcelo S. Camargo
SB post
Há anos, São Paulo é reconhecida por abrigar diversas culturas e costumes. Foi com a formação de um mosaico étnico que a capital pôde se desenvolver e ser grande parte do que é hoje. Por esse motivo, mais do que cidadãos de outras regiões brasileiras, a cidade recebe uma quantidade muito grande de imigrantes em busca de novas oportunidades.Diante disso, o Governo de São Paulo desenvolveu um equipamento pioneiro de acolhimento social com o intuito de acolher estrangeiros de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas. Inaugurado em 2014, a Cassa de Passagem Terra Nova atende prioritariamente famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas.

A entidade, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, já atendeu mais de 450 pessoas, sendo a maioria vindas da Angola, Congo, Venezuela, Serra Leoa e Síria. A instalação conta com quartos com banheiros internos, área de convivência, brinquedoteca, refeitório, lavanderia, copa e salas de atendimento individualizado.

Com total de 50 vagas, a Casa funciona 24 horas e oferece apoio social, psicológico e jurídico, auxílio para inclusão produtiva e encaminhamentos para os serviços públicos. O objetivo, dessa forma, é empoderar e fortalecer vínculos comunitários dos usuários, bem como garantir seus direitos.

Os encaminhamentos para atendimento são realizados pela Cáritas, Missão Paz, Posto Humanizado de Guarulhos e pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania. O local é gerenciado pela Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH). Os refugiados ficam, em média, seis meses no local.

serviço

Casa de Passagem Terra Nova
Endereço: Rua Abolição, 145 – Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3107-9426
E-mail: terranova.cp@gmail.com

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome