Em parceria com a Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes fará nesta semana blitze educativas para orientar os motociclistas sobre a segurança no trânsito.
A atividade faz parte das ações do Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.
As blitze começam nesta terça-feira (08/05) e vão até quinta-feira (10/05) em avenidas como Estrada do M´Boi Mirim, Avenida Senador Teotônio Vilela, Avenida dos Bandeirantes, Radial Leste, entre outras (confira a programação abaixo). As blitze educativas acontecem das 6h30 até as 13h30.
Nesses locais serão distribuídos folhetos com mensagens referentes à importância da boa conduta do motociclista no trânsito. A ação vai destacar, por exemplo, o risco de usar o celular ao pilotar e também sobre a necessidade de andar dentro dos limites de velocidade.
Já os ciclistas vão contar com uma ação na ciclovia Faria Lima nesta terça-feira (08/05). A empresa Shimano, parceira da CET, vai montar um ponto de apoio para os ciclistas realizarem pequenos reparos, enchimento de pneus, conserto de câmeras de ar, regulagens e ajustes nas bicicletas. A atividade começa às 8h e vai até as 17h na Praça Luiz Carlos Paraná. Os ciclistas que passarem por lá poderão fazer serviços básicos de mecânica nas bikes e receber dicas de manutenção para evitar acidentes.
MÍMICOS E TRAVESSIA GUIADA
As atividades do Maio Amarelo também continuam com ações para os pedestres. Nesta terça-feira, o grupo de mímicos do Centro de Educação de Trânsito da CET fará uma atividade bem humorada na avenida Paulista mostrando a importância do pedestre em usar a faixa e esperar o sinal verde para fazer a travessia em segurança. A ação acontecerá das 11h às 14h no cruzamento da Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio.
No mesmo local e horário também será possível acompanhar o evento “Travessia Guiada”, onde as pessoas poderão realizar a travessia na faixa de pedestres com os olhos vendados ou em cadeiras de rodas para entender as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência física, visual e auditiva. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade e da Fundação Dorina de Gouvêa Nowill.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Além das atividades de orientação para motoristas e pedestres na Paulista, o Centro de Educação de Trânsito (CETET), localizado na Avenida Marques de São Vicente, 2.154, na Barra Funda, irá promover gincanas nos períodos da manhã e da tarde voltadas especialmente para crianças do Ensino Fundamental com o tema mobilidade urbana (trânsito e transporte). Já os alunos da EMEF Henrique Souza Filho Henfil, irão participar do projeto “Agente Mirim”, que busca capacitar crianças sobre assuntos relacionados à mobilidade e preceitos de educação no trânsito. Essa atividade acontecerá das 10h às 12h, na própria escola, localizada na Rua Érico Semer, s/n, no Jardim Marilu, zona leste.
O calendário completo com a programação do Maio Amarelo e as demais atividades do dia podem ser consultadas no site: maioamarelo.prefeitura.sp.gov.br
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?