Ipojuca, PE, é pioneira a ter uma Unidade Amiga do Trabalhador e Trabalhadora no Brasil

UATT fica na Praia de Maracaípe. Serviço foi implantado na Unidade de Saúde da Família.

0
625
Unidade Amiga do Trabalhador e Trabalhadora (UATT)
SB post

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no ranking mundial de ocorrência de acidentes de trabalho, com uma média de 700 mil registros por ano – ficando atrás da China, da Índia e da Indonésia. Os números oficiais não abrangem os trabalhadores informais (cerca de 50% dos ocupados no Brasil), os trabalhadores públicos de regime estatutário e os autônomos. Dados ainda revelam que a cada 15 segundos, no mundo, um trabalhador morre de acidente ou doenças relacionadas com o trabalho.

Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, é a primeira cidade brasileira a ter uma Unidade Amiga do Trabalhador e Trabalhadora (UATT). O serviço foi implantado no final do mês de abril, nas vésperas do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na Unidade de Saúde da Família (USF) VI, que fica no Loteamento Baía de Maracaípe, na Praia de Maracaípe. O objetivo – de acordo com o Poder Público Municipal – é identificar, notificar, pesquisar e assistir o trabalhador ipojucano em caso de enfermidades relacionadas à sua atividade produtiva.

De acordo com o coordenador municipal de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Gildazio Moura, os primeiros resultados serão apresentados no final do mês de junho, durante uma reunião com a prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PTB). “A expectativa é reduzir em pelo menos 20% o número de vítimas de acidentes de trabalho no primeiro ano de implantação e ter controle sobre o processo de adoecimento relacionado ao trabalho”, declarou.

São oferecidos exames laboratoriais, clínicos, de imagem, bem como consultas médicas e odontológicas. Até o fechamento desta reportagem, 336 atendimentos foram realizados na UATT.

O serviço pretende beneficiar cerca de 50 mil trabalhadores, e até o final de julho – de acordo com a SMS – deve ser implantado em todas as 19 Unidades Básicas de Saúde e nas 3 Unidades de Média Complexidade do Ipojuca.

A UATT funciona das 8h às 16h e tem uma equipe composta por médicos, dentistas, técnicos em higiene dental, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Trabalhadores ipojucanos comemoram a conquista. “Estou muito feliz por ter ganho esse serviço, que é pioneiro no País na luta contra causas, adoecimentos e mortes relacionadas ao trabalho. Um novo tempo chegou”, declarou a comerciante Maria José.

Para mais informações visite o site da Prefeitura Municipal do Ipojuca ou o canal oficial do jornalista Ramos Júnior no YouTube:

http://ipojuca.pe.gov.br

https://www.youtube.com/user/RAMOSJUNIORTV

Crédito da Foto: Marly Ribeiro/Prefeitura do Ipojuca

Website: http://ipojuca.pe.gov.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome