Greve dos Caminhoneiros – Prefeitura de SP garante funcionamento de serviços essenciais nesta terça-feira (29)

Agora, já são 14 postos de combustíveis exclusivos para atender a administração municipal

0
547
SB post

A Prefeitura de São Paulo continua realizando diversas ações para conseguir a recomposição dos estoques de combustível e a manutenção dos serviços essenciais ofertados à população da capital. O Comitê de Gerenciamento de Crise obteve cerca de 1,5 milhão de litros de combustível, o que garante as principais operações municipais ao longo desta terça-feira (29).

Caminhões para abastecer a frota municipal estão sendo escoltados por equipes da Policia Militar (PM) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) disponibilizou mais 11 postos de combustíveis exclusivamente para atender a administração municipal, totalizando 14 postos. Assim, estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Assistência Social e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Serviços essenciais que não são prestados pela Prefeitura também estão sendo monitorados pelo Comitê de Crise. Os postos de combustível disponibilizados pelo Sincopetro foram liberados para a Eletropaulo e a Comgás, já que as companhias tinham combustível apenas para rodar nesta segunda. A PMSP mantém contato com hospitais particulares, supermercados e outros serviços privados.

A Secretaria Municipal da Fazenda estima que, em uma semana, o município deixou de arrecadar em tributos cerca de R$ 150 milhões por conta da greve dos caminhoneiros apenas com ISS, valor que deixa de ser revertido para áreas essenciais como Saúde e Educação.

TRANSPORTES

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que deve operar nesta terça-feira (29) com 60% a 70% da frota.

Durante o início da manhã desta segunda-feira, as empresas conseguiram circular com 67% da frota programada. As linhas de trólebus operaram com a frota máxima, assim como o serviço ATENDE. No entrepico, a SPtrans autorizou as empresas de ônibus a rodar com 60% dos veículos para garantir o atendimento no fim da tarde e noite. No período de pico da tarde, a partir das 16h30, as empresas conseguiram manter 63% da frota prevista circulando.

Devido às manifestações dos caminhoneiros e diante do estado de emergência decretado na Cidade de São Paulo, as empresas operadoras ficam autorizadas a operarem as Linhas Noturnas sob sua responsabilidade, a partir das 00h00 com 50% da frota, equivalendo a intervalos dobrados.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá manter o rodízio municipal suspenso para veículos e caminhões durante toda a semana. A CET reforça que os agentes de trânsito foram orientados a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca, fazendo apenas a remoção do veículo para um local seguro, onde não prejudique o trânsito.

Conforme decreto do prefeito Bruno Covas, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) foi liberada durante toda a semana para garantir o abastecimento de serviços essenciais da cidade.

TRENS E METRÔ

Em negociação mantida pela administração municipal com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, ficou acertado que, à diferença do que ocorre normalmente, a CPTM e o Metrô vão estender o horário de funcionamento de suas estações, que passarão a funcionar das 4h à 1h.

Na madrugada desta segunda para terça-feira, as estações já permanecerão abertas até a 1h. Desde a última quinta-feira (24), a CPTM e o Metrô já vêm operando com 100% da frota de trens inclusive nos horários de menor fluxo, o entrepicos, para reforço no transporte público na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que, diante da necessidade de reservas de insumos para os atendimentos de urgência e emergência, as cirurgias eletivas agendadas para segunda (28) e terça-feira (29) estão sendo remarcadas em cinco hospitais municipais: Carmino Caricchio (Tatuapé), Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), Ignácio Proença de Gouveia, José Soares Hungria e Mario Degni.

As cirurgias eletivas estão mantidas nos hospitais municipais Alexandre Zaio, Alípio Correa Netto, Arthur Ribeiro Saboya, Benedicto Montenegro, Waldomiro de Paula, Tide Setubal, Menino Jesus, Vereador Storopolli e Cidade Tiradentes, assim como na Maternidade Cachoeirinha. No M’ Boi Mirim, estão sendo reagendas apenas as cirurgias de hérnia e urologia.

Nesta terça-ferça (29), também não serão realizados exames de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) continua realizando abastecimento dos veículos em postos de combustível descentralizados, o que tem garantido o atendimento regular da demanda.

Já a frota de veículos utilizadas pelos agentes de saúde de Covisa foi abastecida, o que garante uma autonomia média para uma semana de atividades ao menos. Assim, não houve até o momento prejuízo aos serviços prestados.

A Prefeitura segue empenhada em buscar soluções para o desabastecimento de combustível e, assim, normalizar o atendimento no menor tempo possível.

EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que nesta terça-feira, dia 29, as escolas da rede municipal vão abrir as portas para receber os alunos. A oferta de merenda está garantida, com cardápio adaptado de acordo com o estoque de cada unidade.

A Pasta está coordenando esforços para garantir o abastecimento de insumos, por meio de escoltas e fornecimento de combustível, e já foi possível realizar a entrega do gás onde havia necessidade nesta segunda-feira.

A SME está empenhada em garantir o funcionamento das escolas para os estudantes, com o menor impacto possível diante da atual crise. O atendimento neste segunda-feira foi possível também graças ao empenho dos profissionais da educação, que estiveram presentes nas escolas, garantindo seu funcionamento e a recepção dos alunos.

COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO

A coleta de lixo domiciliar opera normalmente até terça-feira à noite. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos. Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros foram incrementados e estão garantidos até terça-feira à noite. A Prefeitura pede a população que mantenha em suas residências, na medida do possível, os resíduos recicláveis até a normalização do serviço.

SERVIÇO FUNERÁRIO

O serviço segue funcionando normalmente até a noite desta terça-feira (29) após o reabastecimento dos veículos nos postos disponibilizados pelo Sincopetro.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome