Governador participa de assinatura de adesão ao Internet para Todos

Cerimônia em Brasília contou com o presidente Michel Temer e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab O Internet para Todos vai beneficiar uma fatia da população hoje excluída da rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos hoje disponíveis on-line

0
547
SB post

O governador Geraldo Alckmin esteve em Brasília na segunda-feira (12) onde acompanhou o presidente Michel Temer e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na cerimônia dos termo de adesão ao programa Internet para Todos, do Governo Federal.

O programa Internet para Todos já tem 2.260 cidades prontas para assinar o termo de adesão. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330, já que 2.593 cidades manifestaram interesse em participar do programa.

O governador Geraldo Alckmin comemorou a adesão de municípios ao programa Internet para Todos e falou da importância de levar o acesso às famílias que ainda não têm. “Levar a banda larga, Internet, a regiões que ainda não têm, especialmente zonas rurais. É importante levar tecnologia, governo eletrônico, as nossas UBSs novas, o nosso programa, todas já têm receituário eletrônico, tem prontuário eletrônico. Então, acho que é um avanço, através da tecnologia, melhorar serviços públicos, dar qualidade de vida à população”, disse Alckmin.

O Internet para Todos vai beneficiar uma fatia da população hoje excluída da rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos hoje disponíveis on-line. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa.

O termo de adesão que será assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de Internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.

A conexão de Internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro, que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar Internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome