Ferramenta do INSS calcula quanto tempo falta para se aposentar

Esta calculadora virtual tem a finalidade de tentar desburocratizar a vida profissional e os direitos dos segurados.

0
590
SB post

Todo trabalhador que está próximo de sua aposentadoria deseja garantir firmemente os seus direitos, sobretudo no que toca ao valor de seus vencimentos. Nesse sentido, o Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, por meio de sua equipe, elaborou e disponibilizou na internet um novo tipo de serviço capaz de simular o histórico de tempo trabalhado e de contribuição, fornecendo aos trabalhadores, em tempo hábil, todas as orientações necessárias para solicitar aquilo que é mais que seu direito, ou seja, a aposentadoria, que pode ser por idade ou por tempo de contribuição.

Esta calculadora virtual é capaz de proceder a uma intensa pesquisa automática sobre todos os dados de vínculos da pessoa segurada, que estão registrados no banco do INSS e avalia de modo preciso se o trabalhador está no tempo certo para solicitar a sua aposentadoria, que pode ser conferida ao cidadão por meio de dois critérios: idade ou com relação ao tempo de contribuição.

A divulgação e o lançamento desta importante ferramenta foram realizados, curiosamente, depois de dois dias do anúncio oficial do governo sobre a suspensão de tramitação da nova reforma da Previdência no seio do Congresso. A dita proposta de emenda à Constituição, ou PEC, que, certamente, permanecerá embargada até o fim do ano, visava endurecer as normas sobre o processo de aposentadoria, cuja meta principal está em prorrogar a idade mínima para se atingir o benefício nacional a que todos têm direito.

Esta nova instrumentação de cálculo virtual, em simulação, supera a ferramenta anteriormente disponibilizada pelo site do INSS. Esta atualizada calculadora é capaz de processar dados de modo muito mais eficiente, na busca automatizada digital de informações integrais e demais dados dos vínculos de tal trabalhador, que esteja arquivada no banco de registros do INSS. A simulação proporcionada pela ferramenta, entretanto, limita-se a dispor, de modo claro, os dados, para que estes se mostrem como o possível e o primeiro sinal de que o direito a solicitar a entrada na aposentadoria está próximo, já que os trabalhadores precisam estar sempre atentos aos seus direitos. Portanto, depois de realizada a simulação do histórico de anos trabalhados, o usuário deve entrar em contato com o próprio INSS, no sentido de se informar mais profunda e completamente sobre o benefício.

Este dispositivo simulador está instalado no aplicativo chamado: Meu INSS, que consiste na já descrita ferramenta produzida e promovida pelo próprio instituto, com a finalidade de tentar desburocratizar a vida profissional e os direitos dos segurados. Os usuários podem acessar o portal e acompanhar os dados e notícias que desejarem sobre o seu histórico de serviços prestados, além de verificar os dados de contribuições previdenciárias, de empregadores e dos períodos trabalhados, tudo rigorosamente documentado.

Esta ferramenta oferecida ao cidadão visa, junto com a utilização do aplicativo Meu INSS, garantir ao segurado estar antenado com todas as etapas de sua solicitação por meio da internet; poder participar e interagir junto aos procedimentos do INSS, com relação ao seu processo de pedido e poder receber as necessárias notificações diretamente pelo site ou pelo aplicativo.

Ao acessar a plataforma, todo leitor do “Estado” terá chance de angariar informações tanto sobre o tempo que ainda lhe falta para completar seu período de trabalho, para poder dar entrada na aposentadoria – em conformidade com as normas estabelecidas pelo governo atual, como também, simular o valor possível do benefício a que terá direito. Outra vantagem conferida pelo dispositivo está em permitir calcular a quantia que deve ser acumulada desde o presente momento, no sentido de manter uma possível renda extra durante os anos vindouros. Este procedimento de cálculo, entretanto, está disponível, ainda, somente para o chamado Regime Geral, portanto, este serviço não inclui as pessoas que estão recebendo aposentadoria especial, seja como servidor, professor e ou policial.

Confira mais informações sobre Aposentadoria no site http://www.aposentadoria.net.br/aposentado/aposentadoria.

Website: http://www.aposentadoria.net.br/aposentado/aposentadoria

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome