Em ascensão no mercado, limpeza ecológica traz benefícios ao bolso, à saúde e ao meio ambiente

Cresce no Brasil a demanda por serviços ecológicos de limpeza a ambientes domiciliares e empresariais. O aumento da procura pelos serviços especializados é resultado das reações colaterais e do mal-estar causado por produtos convencionais de higiene residencial.

0
544
Em ascensão no mercado, limpeza ecológica traz benefícios ao bolso, à saúde e ao meio ambiente
SB post

Cresce no Brasil a demanda por serviços ecológicos de limpeza a ambientes domiciliares e empresariais. O aumento da procura pelos serviços especializados é resultado das reações colaterais e do mal-estar causado por produtos convencionais de higiene residencial. Pelo menos 30% dos brasileiros possuem algum tipo de alergia, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), enquanto 40% dos animais de estimação sofrem de coceira, mesmo dentro de casa.

O aumento da demanda está alinhado com o constante crescimento que o mercado de produtos e serviços especializados para pets apresenta, com um faturamento que se expande cerca de 10% ao ano, segundo o Sebrae. O cuidado com bebês e crianças também é uma grande e ascendente fonte de renda que movimenta cerca de R$ 6 bilhões anualmente, apenas no Brasil.

Os dados citados acima consideram a limpeza individual de pets e crianças, ou seja, produtos desenvolvidos para aplicação direta nos pequenos. Entretanto, tem crescido também a preocupação de pais e donos em relação à qualidade da higiene dos ambientes nos quais essas crianças e animais convivem diariamente.

De olho em suprir necessidades de famílias com crianças e animais de estimação, a limpeza ecológica com produtos exclusivos ganha maior espaço no mercado dos serviços dessa natureza, estabelecendo-se, inclusive, como um mercado de franchising em plena consolidação. Estabelecida em São Paulo, capital, uma das maiores expoentes da limpeza ecológica para casas e empresas é a WaterDry, com mais de 10 anos de mercado e certificação internacional pela The Carpet and Rug Institute, oferecendo serviços e negociando franquias.

Oferecendo preços e planos especiais, empresas especializadas em limpeza ecológica passam a pescar esse mercado promissor que cresce à medida que mais famílias se conscientizam sobre os perigos de usar produtos de higiene convencionais, em residências onde há animais de estimação ou crianças pequenas. Para expandir os negócios, empresas abrem franchising para que mais empreendedores levem a limpeza ecológica para crianças e animais a mais consumidores com essa crescente demanda.

Limpeza ecológica cuida dos mais frágeis

O apelo ecológico da limpeza especializada não é mera estratégia de marketing. O uso de produtos especiais para ambientes com crianças e animais de estimação é comprovadamente benéfico para a saúde e o bem-estar de quem permanece nos ambientes higienizados. As substâncias contidas em alvejantes, fluidos para limpeza geral e outros produtos convencionais de higiene residencial podem causar severos problemas respiratórios e irritações intensas na pele de crianças e animaizinhos, segundo especialistas.

Com pulmões mais sensíveis do que pessoas adultas, crianças estão em constante contato com o chão, estofados, móveis, tapeçaria e cortinas. Quando não são prejudicadas pela sujeira do ambiente, tanto a pele como o sistema respiratório sofrem com a exposição a substâncias como cloro, ácido clorídrico, gás HCFC, amônia, ácido sulfúrico, óxido de cálcio, peróxido de sódio, trietanolamina, silicato de sódio, entre outras substâncias nocivas. Para animais de estimação como cães, gatos e hamsters, o efeito é semelhante.

Além disso, o uso de substâncias ecológicas para a limpeza do lar também impede danos ao meio ambiente. O descarte dos resíduos da higiene domiciliar não prejudicam os rios e são mais fáceis de ser neutralizados pelas estações de tratamento de esgoto.

Higiene com saúde e economia

A limpeza ecológica em carros foi um dos primeiros ramos desse mercado, a realmente se consolidar. Agora, o uso de produtos ecológicos para a higiene do lar passa a se tornar uma realidade em muitas das famílias brasileiras. A redução do uso de água pode chegar a 75%, associada a substâncias biodegradáveis que não agridem ao meio ambiente e ainda garantem uma limpeza inofensiva para todos os moradores da casa, incluindo crianças e animais.

Com a economia de água e energia, quem sai ganhando é o consumidor que, ao investir na exclusiva limpeza ecológica, traz benefícios a sua família, ao planeta e ainda economiza algum dinheiro no fim do mês usando um serviço de alta qualidade.

O modelo de negócio é um verdadeiro sucesso. A Waterdry, por exemplo, realiza a limpeza de sofás, tapetes, cortinas, estofados, divisórias, colchão cadeiras, entre outras partes da casa que tem duas principais características: acumulam sujeiras visíveis e invisíveis em grande quantidade, além de estar em frequente contato direto com os moradores da residência. No caso de crianças e animais, podem ir até mesmo para a boca, olhos e partes sensíveis, ficando estes mais suscetíveis a irritações e doenças.

Segundo o engenheiro e pesquisador americano Tom Naton, do National Environment Trust, os produtos convencionais de limpeza de casa são, por si só, tóxicos para crianças e animais de estimação. Entretanto, o uso indiscriminado de vários produtos combinados, a falta de ventilação e a proximidade com os pequenos no momento da higiene agravam ainda mais os efeitos nocivos que essas substâncias químicas podem causar.

Especialmente no outono e no inverno, em que crianças e animais ficam ainda mais sujeitos a doenças respiratórias, a sujeira ou o uso de produtos fortes e nocivos pode ser ainda mais determinante para o surgimento de problemas que irão causar dor de cabeça e gastos desnecessários com médicos e medicamentos. A fim de evitar contratempos e despesas, as famílias passam a investir em uma limpeza ecológica de alta qualidade para garantir o bem-estar de suas crianças e animais de estimação.

Presente há uma década em um mercado que se expande em faturamento e aprimora constantemente sua qualidade, a WaterDry se posiciona como referência nesse tipo de serviço de limpeza ecológica para residências, a nível nacional. Para a empresa, a preocupação especial com as delicadas crianças e os frágeis animais de estimação são uma prioridade materializada pelos produtos que utiliza na limpeza: biodegradáveis, que não agridem a pele e nem os tecidos respiratórios, usando menos água e menos energia.

Para a companhia, a conscientização sobre a importância da limpeza ecológica também é imprescindível aos consumidores, pois nem todos sabem sobre os riscos que os produtos de limpeza convencional escondem por trás de seus rótulos, especialmente para crianças e animais de estimação.

Website: http://www.waterdry.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome