Ecossistema digital da Estônia facilita a vida dos cidadãos

Com aproximadamente 1,25 milhões de habitantes, distribuídos em uma área total de 45,2 mil km2, a Estônia possui 99% dos serviços públicos disponíveis online

0
586
Eric Alberto, especialista em Segurança da Informação
Eric Alberto, especialista em Segurança da Informação ( Distribuição )
SB post

Estive na Estônia com a missão de conhecer a fundo o que é e como funciona o ecossistema de uma sociedade digitalizada. Muito ouvimos falar sobre evolução, futuro e tendências do mundo digital, mas para este pequeno país no leste Europeu este futuro já é realidade.

Com aproximadamente 1,25 milhões de habitantes, distribuídos em uma área total de 45,2 mil km2, a Estônia possui 99% dos serviços públicos disponíveis online. O ecossistema denominado de “e-Estônia” permite que o acesso a diversos serviços públicos, documentos pessoais, receitas e histórico médico, fechamento e assinatura de contratos, transações bancárias, registro de nascimento, declaração de impostos, pagamento de taxas, abertura de empresas e até de votar, tudo com alguns cliques.

E quais são os pilares deste ecossistema? Identificação única do cidadão; internet é um direito social; segurança, verdade e confiança por definição ideológica; e uma plataforma (denominada X-Road) para a conexão de diferentes sistemas, formaram a base para que “e-Estônia” se tornasse realidade. Com uma identidade única e milhares de dados trafegando na internet, a estrutura de segurança e de privacidade dos dados ganha evidência.

O Governo preza pelos dados dos cidadãos, contudo, em caso de vazamento de informações procura sempre tratar o assunto com muita transparência perante o cidadão. Com isso, todo cidadão tem acesso para saber exatamente quando e quem acessou seus dados, tendo autonomia de restringir o acesso a eles e de denunciar acessos indevidos. Esse registro unificado e imutável é a fórmula que levou o país a encabeçar tendências tecnológicas, como o “blockchain”, e a se tornar referência mundial no assunto.

Preocupada com o futuro deste ecossistema digital a Estônia incentiva crianças, desde os sete anos de idade, a aprendem programação e robótica. Os professores, por sua vez, já estão sendo preparados para o uso de material didático 100% digital. Com isso, as novas gerações são influenciadas, capacitadas e engajadas por um senso coletivo necessário para o mundo digital.

Biografia do autor
Eric ingressou na Acesso Digital em 2012, durante esse tempo ele liderou equipes de alta performance e projetos críticos de Tecnologia da Informação, Service Desk, Segurança da Informação e privacidade de dados.

Website: http://www.acesso.io

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome