Desentupimento Caseiro: cuidados para não aumentar o prejuízo

Saiba os cuidados necessários que você deve tomar para evitar maiores prejuízos em encanamentos e tubulações.

0
521
SB post

A premissa de que é melhor prevenir do que remediar se faz valer em diversas ocasiões, sobretudo quando falamos sobre o entupimento do encanamento e tubulação residencial e/ou empresarial.

Os sintomas podem ser sutis ou explícitos, quando estamos diante da iminência de um entupimento.
A água que se esvai de forma mais lenta na pia da cozinha, banheiro ou tanque, o vaso sanitário demonstra um fluxo mais lento ao ter acionada a descarga, a demora para a água escoar nos ralos, e o cheiro ruim de esgoto, são indícios de que algo não vai bem.

Estar atento(a) aos sintomas de entupimento é importante, assim como a realização de serviços de manutenção preventiva. Da limpeza de caixa de gordura, até serviços como caça vazamentos, limpeza de caixa d’água e também dos ralos, adotar essas práticas evita ou protela a ocorrência de problemas relacionados a obstrução da tubulação.

No entanto, muitas vezes os sintomas de possível entupimento passam desapercebidos, assim como os serviços de manutenção.

Somando a esses fatores, o projeto equivocado do esgotamento, bem como hábitos nocivos por parte dos moradores, como o descarte inadequado de materiais no vaso sanitário, o resultado não é difícil de adivinhar: canos entupidos, esgoto vazando pela casa, vaso sanitário obstruído.

Com o sistema de encanamento do imóvel “doente”, a primeira medida costuma ser um “remédio caseiro”, ao invés de adotar a “consulta médica”, ou melhor, a visita de uma empresa desentupidora.

Na era dos tutoriais no YouTube, é ainda mais comum a crença de que basta seguir alguns passos ensinados na rede mundial de computadores, para que o problema com o esgoto e com o encanamento entupido seja solucionado.

Porém, em boa parte dos casos, o resultado não é tão satisfatório quanto se espera. Na verdade, ao contrário, o que vemos cada vez mais são pessoas adotando técnicas de desentupimento caseiro e sendo malsucedidas.

Problemas do desentupimento caseiro

Quando estamos com algum problema mais “leve” de saúde, embora não seja recomendado, é possível tomar um comprimido para dor, um chá, ou algo assim, e em pouco tempo, nos sentirmos bem, não é mesmo?
O desentupimento caseiro seria para o encanamento, esse tipo de tratamento paliativo. Ele pode amenizar os sintomas, mas apenas com o diagnóstico médico, podemos ter a solução e o tratamento adequado.
Por exemplo: quando o entupimento do vaso sanitário é superficial, o uso de desentupidores de sucção pode solucionar rapidamente o problema.

No entanto, o uso de determinados produtos oferecidos no mercado, tanto formal quanto informal, destinados ao desentupimento caseiro, podem agravar o entupimento e ainda por cima gerar maiores prejuízos.
Alguns desses produtos, por exemplo, podem corroer o encanamento, acarretando em vazamentos e infiltrações. Quando isso acontece, torna-se necessário muitas vezes quebrar pisos, azulejos e paredes, bem como trocar e refazer toda a tubulação do local.

Com isso, os gastos acabam se elevando e o prejuízo muito maior. Prejuízo esse que poderia ser evitado ou minimizado, se ao invés do desentupimento caseiro, o responsável pelo imóvel contratasse uma empresa desentupidora, por exemplo.

Contratar empresa especializada em desentupimento: uma ótima alternativa

Casos mais profundos de entupimento devem ser solucionados por equipes especializadas de empresas desentupidoras. Caso contrário, ao tentar solucionar sozinho (a), o resultado não será o esperado e o agravamento do entupimento é quase certo.

Para tanto, é importante seguir algumas dicas, como por exemplo:

• Pesquisar muito antes de contratar;
• Comparar preços;
• Verificar a qualidade e garantia dos serviços oferecidos;
• Observar a reputação da empresa desentupidora no mercado;
• Analisar a infraestrutura da empresa;
• Verificar se a empresa possui registro e se segue as normas vigentes estabelecidas para a execução dos serviços de desentupimento;
• Atentar-se se a empresa presta suporte 24 horas, entre outros fatores relevantes.

Website: https://www.fortalezadesentupidora.com/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome